20/01/2016

A Hora Solene - Freelancer - Livro III, de Nuno Nepomuceno (opinião)



Opinião:
Não sendo eu grande apreciadora de livros de espionagem, devo dizer que fiquei completamente fã dos livros do Nuno, conseguiu conquistar-me com a trilogia – Freelancer.
Após deixar-nos a sofrer e cheios de dúvidas com o desfecho da A Espia do Oriente, fiquei “chateada” (no bom sentido é claro), pela forma inesperada como terminou o livro, e não ter o seguinte para ler e dar-me todas as respostas que precisava, mas voilá, não demorou a chegar.
A Hora Solene para fazer jus ao final do livro anterior, tem um inicio espectacular, daqueles que agarram o leitor de imediato, deixou-me em completo suspense a pensar “não, isto não pode estar acontecer”, após este impacto, a narrativa acalma um pouco, mas mantendo sempre o mesmo nível de adrenalina, com as cenas que se vão desenrolando ao longo do livro, com ritmo, muita acção e violência, características de um bom livro de espionagem. Apesar de achar que ao contrário dos outros livros este foi escrito com mais seriedade, ou como o próprio título indica foi mais solene, não criou tanto impacto nas expectativas do leitor, mas adequou-se sem dúvida ao término desta trilogia.
Fui de novo conquistada pelas viagens proporcionadas sem sair do sofá, desta vez andei por Londres, Hong Kong, Macau, Praga, Belize, Moscovo e Lisboa, sempre num ritmo frenético de um lado para o outro, sem haver momentos parados, como um livro deste género deve ser.
O nosso André Marques-Smith, funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o espião português, que nos conquistou desde o primeiro livro com sua personalidade, com o seu problema de saúde, vai estar abraços com mais uma missão, em que não deve confiar em ninguém, será que o faz?
Foi muito emocionante acompanhar as aventuras e desventuras deste espião português ao longo destes três livros, mas não só, também de outras personagens que conseguiram conquistar-me, outras surpreender, e que despoletaram em mim um misto enorme de emoções. Quanto ao final era aquele que se desejava, a conclusão da trilogia Freelancer não podia ter sido melhor.
São três livros com qualidade literária sem dúvida alguma, por isso só posso recomendar sem reservas que leiam, pois tenho a certeza que vão gostar tanto quanto eu, como já disse nas opiniões anteriores, trata-se de uma trilogia de leitura viciante e compulsiva que nos faz ficar agarrados. Gostei muito.
(Fiquei muito feliz por fazer parte do rol de pessoas que o Nuno menciona no livro, mas eu é que tenho a agradecer por me ter dado a oportunidade de conhecer a sua obra, espero sinceramente que continue a escrever para ler mais livros seus. Muito obrigada). 

(Lido em 2015)


0 comentários: