20/04/2016

«Escondi a minha voz», de Parinoush Saniee, nas livrarias dia 22 de abril

Escondi a minha Voz
Parinoush Saniee 
Género: Literatura / Romance 
N.º de páginas: 272 
Data de lançamento: 22 de abril de 2016 
PVP
: € 16,60 

«Cativante… uma infância angustiada no Irão dos ayatollahs, com os seus comités revolucionários e a polícia do regime sempre à espreita.» - Stavanger Aftenblad -  
 
Escondi a minha voz é o segundo título de Parinoush Saniee com a Bertrand Editora e chega às livrarias dia 22 de abril. É desta autora o célebre O Livro do Destino, traduzido em mais de duas dezenas de idiomas e que mereceu eco em vários jornais de renome, como o The Guardian. Em Portugal este título esgotou. 
O Irão, país de nascimento da autora e onde os seus livros foram alvo de censura, volta a estar como cenário de fundo nesta comovente história sobre um menino diferente. Escrito numa narrativa fluida, em que cada personagem é, à sua própria maneira, vítima de uma vida que talvez não fosse exatamente a que esperava viver.  

Escondi a minha voz é baseado em factos verídicos. Esta é uma história que faz um retrato do Irão atual através do olhar de um menino e das suas relações familiares, no qual é realçada a dimensão humana e social daquele país do Médio Oriente. Porém, o drama das emoções vividas pelas personagens ultrapassa as barreiras geográficas.   

Uma história em que as vozes narrativas alternam entre o menino, Shahab Jun, e a sua mãe. A importância de educar, dar amor e atenção às crianças desde os seus primeiros anos de vida, de modo a minimizar as cicatrizes que estas transportarão ao longo da sua vida, a falta de compreensão de saber lidar com uma criança diferente e as expetativas depositadas pelos pais nos seus filhos são temas presentes neste livro.  

Sinopse 
Shahab tem quatro anos, mas ainda não começou a falar. O médico da família não considera que a situação seja grave, mas o menino é tratado por todos como «maluquinho». Shahab começa por julgar que se trata de um termo carinhoso, até ao dia em que o primo o tenta obrigar a beber água de um esgoto para provar que ele é de facto atrasado. 
Shahab começa a ter desejos de vingança e gradualmente, à medida que cresce, vai sendo cada vez mais marginalizado. A mãe é a sua única aliada no mundo, o seu escudo e a sua fonte de amor. Uma história comovente e apaixonante, vivida no riquíssimo e colorido contexto social e cultural do Irão dos nossos dias.     

Sobre a autora: 
Parinoush Saniee é socióloga e psicóloga. Dirigiu o Departamento de Investigação do Ministério da Educação Vocacional e Técnica do Irão. É autora de vários romances, entre os quais O Livro do Destino e Escondi a Minha Voz, ambos recebidos internacionalmente com grande entusiasmo. Outros títulos da autora aguardam aprovação da censura no seu país de origem.   

«Um romance rico em que Parinoush Saniee penetra na textura social do seu país, o Irão, e ao mesmo tempo que conta a história atribulada de um menino, retrata também a vida das mulheres. Diálogos tensos e um protagonista que se torna símbolo da esperança num mundo melhor.» - La Repubblica -   

 

0 comentários: