30/04/2016

O Quinto Evangelho, de Ian Caldwell



Opinião:
Tenho o livro A Regra de Quatro do mesmo autor, mas não li, colocam-se sempre outros à frente. O Quinto Evangelho é um género literário que aprecio, trata-se de um thriller de conspiração religiosa.
Ian Caldwell constrói um enredo de mistério em torno da história sombria do Sudário de Turim e a rivalidade entre as igrejas Católica Romana e Ortodoxa Grega.
Quando Ugo Nogara, o curador responsável de uma exposição de arte nos museus do Vaticano é encontrado morto uma semana antes da mesma se realizar, é chamada ao local a policia papal, que tenta encontrar o responsável do crime, mas não se apresenta ser uma tarefa fácil. Por isso o padre Alex Andreou, amigo do curador decide investigar por conta própria.
E é através deste protagonista que ao mesmo tempo é o narrador, que entramos num mundo de mistérios e segredos que é o do Vaticano, detalhes da vida quotidiana, da sua complexa politica interna, temos também ao longo do livro informações sobre a história dos Evangelhos e sobre a vida de Jesus, e seu significado. É neste ambiente que vive Alex, com o seu filho de cinco anos, e com todas as dificuldades que é criá-lo sozinho, trata-se de um homem simples, dedicado ao seu filho, enquanto investiga tem que o proteger de quem não quer que a verdade venha ao de cima.
Depressa percebe que a maiores suspeitas recaem sobre o seu irmão Simon. Ambos são padres do Vaticano, mas enquanto Alex é um padre católico grego, o seu irmão Simon é um padre católico romano. Mas o laço de sangue que une ambos é muito forte, ao ponto de Alex não desistir de investigar o que aconteceu ao amigo de ambos, mesmo sabendo que muitos não estão interessados que a verdade e que certos segredos sejam revelados, trava uma verdadeira corrida contra o tempo na cidade do Vaticano, e nos seus meandros ocultos, contra tudo e todos. Precisa de saber o que Ugo Nogara descobriu que provocou a sua morte no seio do Vaticano.
Esta narrativa é  um livro que requer concentração durante a sua leitura, por vezes o ritmo arrasta-se um pouco em algumas partes do livro, mas não se perde o interesse pois os personagens são convincentes, assim como o enigma central. O Quinto Evangelho oferece-nos informações fascinantes sobre os Evangelhos e o cisma entre as igrejas Católica e Ortodoxa, mistura mistério em torno de um assassinato, drama familiar, o enredo além complexo é bem estruturado, tudo isso fez com que fosse uma leitura que me agradou, e a qual os fãs deste género também vão gostar.




0 comentários: