07/07/2016

Investigação National Geographic: A Solução das Zonas Azuis - Comer e Viver como as Pessoas Mais Saudáveis do Mundo

 Investigação National Geographic: A Solução das Zonas Azuis - Comer e Viver como as Pessoas Mais Saudáveis do Mundo

Uma abordagem prática aos resultados de uma conhecida e prestigiada Investigação National Geographic (www.bluezones.com)


Existem no mundo lugares especiais onde as pessoas têm vidas longas e saudáveis: são as Zonas Azuis, onde se vive normalmente até aos 100 anos. Estas áreas (como Okinawa, no Japão, a Sardenha, em Itália ou Icária, na Grécia) foram objeto de uma extensa investigação por Dan Buettner e a sua equipa de demógrafos, antropólogos e epidemiologistas.

O Projeto das Zonas Azuis, entretanto criado por Dan Buettner e que visa implementar estes nove fatores em localidades nos EUA, é já um caso de sucesso em muitas das cidades onde foi aplicado.

A Solução das Zonas Azuis: Comer e Viver como as Pessoas Mais Saudáveis do Mundo (Vogais l 352 pp l 18,79€), já à venda em todo o país, um livro revolucionário que apresenta soluções simples e práticas para incorporar na sua rotina diária as dietas e os hábitos de vida saudáveis dos habitantes das Zonas Azuis. Inclui mais de 70 receitas típicas destas regiões e adaptadas à cozinha internacional, bem como dicas para adaptar o seu estilo de vida, com informação passo a passo.

 A VOGAIS disponibiliza o índice e os primeiros capítulos para leitura imediata. Em anexo encontram-se dois vídeos explicativos do Projeto, com imagens  recolhidas durante a investigação. Entrevista National Geographic, aqui.
 
Para compreender os fatores que contribuíram para a longevidade nestes locais, juntámos uma equipa de topo composta por investigadores médicos, antropólogos, dietistas, demógrafos e epidemiologistas. Peça a peça, construímos as nossas teorias, colaborando com especialistas locais que estavam a estudar os centenários, cruzando informação com trabalhos académicos e entrevistando uma amostra representativa de pessoas com mais de 90 ou 100 anos em cada Zona Azul.

Nas cerca de 20 viagens que fiz às Zonas Azuis, achei particularmente útil passar tempo na companhia daquelas pessoas centenárias, a ouvir as suas histórias e a observar as suas vidas com atenção. Vi a forma como preparavam as refeições e comi quando e o que elas estavam habituadas a comer. Sabia que estas pessoas estavam a fazer alguma coisa de forma muito correta — não podiam apenas ter ganhado a lotaria genética. Mas o que seria? Surpreendentemente, onde eu encontrava populações envelhecidas, também descobria hábitos e formas de trabalhar semelhantes. Quando pedimos à nossa equipa de especialistas para detetar os denominadores comuns, apresentaram‑nos nove lições a que chamamos as Nove Poderosas: Mova‑se de forma natural; Propósito; Abrandar; Regra dos 80%; Renda-se aos Vegetais; Vinho às 5; Tribo Certa; Comunidade; Primeiro os que se ama. - Dan Buettner

DAN BUETTNER ESTÁ DISPONÍVEL PARA ENTREVISTAS

Dan Buettner é investigador da National Geographic e fundador do Projeto das Zonas Azuis, uma organização cujo objetivo é desvendar as melhores estratégias para melhorar a saúde e aumentar a longevidade, com base na investigação feita nos locais do planeta onde existem populações com vidas incrivelmente longas.

O seu trabalho inovador gerou dois bestsellers: The Blue Zones: 9 Lessons for Living Longer From the People Who’ve Lived the Longest e Thrive: Finding Happiness the Blue Zones Way. Em 2005, foi finalista do National Magazine Award, com a reportagem «Secrets of Living Longer».

Mais sobre o Projeto Zonas Azuis: Facebook l Site l Instagram.




0 comentários: