19/10/2016

«A outra metade de mim», um livro que imerge nos horrores de Auschwitz

A outra metade de mim
Affinity Konar 
Género: Ficção literária / Holocausto 
N.º de páginas: 336
Data de lançamento: 21 de outubro de 2016 
PVP: € 17,70 

Mais recente livro de Affinity Konar chega a Portugal a 21 de outubro

Lisboa, 18 de outubro de 2016 – “Zwillinge! – gritou o guarda. – Gémeos!”. É assim que se inicia a história de Pearl e Stasha em «A outra metade de mim», no momento em que estas irmãs gémeas chegam a Auschwitz e são recebidas pela equipa de Josef Mengele.
Disponível nas livrarias portuguesas a partir da próxima sexta-feira, 21 de outubro, «A outra metade de mim» é o mais recente livro de Affinity Konar, o qual acompanha a história de duas irmãs gémeas que se tornam cobaias do célebre Zoo de Mengele, na qualidade de cobaias.
Inspirado em acontecimentos reais, «A outra metade de mim» retrata os horrores de Auschwitz durante a Alemanha nazi e, em particular, as experiências hediondas de Josef Mengele. 
Considerado um dos livros mais aclamados do ano e um dos maiores lançamentos a nível internacional, este livro tem recebido críticas muito positivas um pouco por todo o mundo e gerado muita expectativa junto dos leitores. 

Críticas na Imprensa Internacional:
«Um romance brutalmente belo.» Publishers Weekly 
 
«A Outra Metade de Mim é um paradoxo. É um romance belo acerca do mais hediondo dos crimes; é um ato de memória fruto de uma investigação profunda que, de alguma forma, tem a leveza dos contos de fadas, e é um romance de formação acerca de crianças a quem não foi permitido crescer. Se a alma do leitor conseguir continuar esta viagem, será recompensada com um dos livros mais fortes, cativantes e imaginativos do ano.»  Anthony Doerr, autor de Toda a Luz que Não Podemos Ver 

«Uma narrativa extraordinária desde a primeira até à transcendente última página.» David Wroblewski, autor de A História de Edgar Sawtelle 

Sinopse:
Pearl tem a seu cargo o triste, o bom, o passado. Stasha fica com o divertido, o futuro, o mau. Estamos em 1944. As meninas foram enviadas para Auschwitz com a mãe e o avô. Pearl e Stasha Zamorski, gémeas judias da Polónia, refugiam-se no seu próprio mundo, reconfortando-se com a linguagem secreta que partilham e as brincadeiras da infância, no meio da loucura da Segunda Guerra Mundial. Mas este refúgio é ameaçado quando caem sobre a asa de Josef Mengele, o anjo da morte de Auschwitz. Na qualidade de cobaias do célebre Zoo de Mengele, as meninas vivem privilégios e horrores desconhecidos dos demais. Convicta de que uma participação voluntária irá salvar a sua família, Stasha deixa que Mengele faça dela sua mascote. Horrorizada com isto, Pearl dedica-se ainda mais ao bem-estar da irmã naquele clima de brutalidade e horror. Quando Pearl desaparece durante um concerto organizado por Mengele no inverno de 1944, Stasha sofre, mas não deixa de acreditar que a sua gémea continua viva. Depois da libertação de Auschwitz, ela e o seu companheiro Feliks, um rapaz que jurou vongar o seu próprio gémeo, atravessam toda a devastação da Polónia em busca do médico nazi, que Stasha acredita ter a capacidade de trazer Pearl de volta. Nesta viagem marcada pelo perigo e pela esperança, vão descobrindo o que aconteceu ao mundo, ao mesmo tempo que tentam imaginar um qualquer futuro possível. 

Sobre a autora:
Affinity Konar cresceu na Califórnia e tem um mestrado em Ficção pela Universidade de Columbia. Trabalhou como orientadora, copywriter e editora de materiais didáticos para crianças. Vive em Los Angeles com o cão, Linus. 


0 comentários: