28/11/2016

Água do Meu Coração, de Charles Martin (opinião)



Opinião:
O meu obrigada à Porto Editora, pois deu-me a oportunidade de conhecer a escrita deste autor, que já me tinha sido recomendado por várias pessoas, agora vou querer ler os outros livros já publicados.
Trata-se da história de vida de um homem, Charlie Finn, alguém que viveu sem escrúpulos, pelas vicissitudes da vida, quer por opção o levaram a fazer trabalhos pouco recomendáveis, negócios obscuros, perigosos, mas é desse risco que ele gosta, dessa adrenalina, só que de repente tudo muda, quando algo de muito grave acontece aos filhos do seu melhor amigo.
E na sua tentativa de encontrar e trazer o filho do amigo são e salvo para casa, Charlie começa uma verdadeira odisseia, uma viagem que tem tanto de física, como ao mesmo tempo de recordações de um passado sombrio. Neste percurso incessante na procura do miúdo, Charlie cruza-se com pessoas que podem mudar a sua vida para sempre, pessoas que o podem resgatar também a ele, e que não imaginava que existissem, pois nunca se deu ao trabalho de criar laços de amizades profundos com ninguém.
O autor leva-nos para América Central, até Léon, e surpreendeu-me em especial pelas descrições que faz deste lugar, das pessoas, dos cheiros, da comida, quase nos faz estar lá dentro da história, nem todos o conseguem fazer. E depois o que poderia ser uma história simples, banal, não o é, é mais do que isso, é uma lição de vida, o que torna este livro comovente, pois demonstra como se pode viver com pouco  e mesmo assim ser feliz por ajudar os outros, e a essência reside a aí precisamente. 
Com uma escrita simples, mas cativante, o autor conseguiu escrever uma narrativa que nos faz reflectir, a capa até pode induzir os leitores como eu, a pensar que seja uma leitura muito romântica e lamechas, mas não é, o romantismo que tem é q.b., contém sim uma mensagem implícita, mostra-nos como alguém bom, pode trazer ao de cima o melhor de outras pessoas, e foi o que conseguiram fazer com Charlie, ver o melhor que havia nele.
Uma leitura tocante, que se faz rápida, uma história sobre redenção, amor, altruísmo, lê num fim-de-semana, recomendo que o façam.


0 comentários: