08/02/2017

«O Velho e o Gato», de Nils Uddenberg, é o quarto livro da série Bichos publicado pela Bertrand Editora

O Velho e o Gato, de Nils Uddenberg, é o quarto livro da série Bichos publicado pela Bertrand Editora 
Uma obra para todos aqueles que gostam de animais ou sonham ter um (ou ainda para aqueles que inesperadamente se veem donos de um animal de estimação)

Depois de Um Homem e o Seu Cão, de Thomas Mann, Uma Velha e o Seu Gato e a história de dois cães, de Doris Lessing, e Bestiário de Kafka, de Franz Kafka, chega O Velho e o Gato, de Nils Uddenberg, o quarto livro da série Bichos, com o selo editorial da Bertrand Editora. É já dia 10 que esta obra chega às livrarias.
Nils Uddenberg, escritor premiado com formação em Psiquiatria, é um homem que nunca quis ter um animal doméstico, sendo surpreendido com a visita inesperada de uma gatinha no seu jardim. Por todos os meios tentou afugentá-la, tendo, inclusivamente, chamado a polícia na expetativa que a levassem, porém, pouco a pouco, o autor acaba por se render aos seus encantos. «A gata, contudo, como já veremos, é detentora de uma vontade de ferro, ou talvez seja melhor descrevê-la como sendo determinada, metódica e cautelosa. Nunca houve um confronto, mas a gata acabou por ter aquilo que queria. Foi assim que tudo começou», recorda o escritor sueco logo nas primeiras páginas do livro.
O Velho e o Gato é o relato real do autor sobre a relação que estabeleceu com a sua gata, a quem chamou de Bichana, e as novas dinâmicas familiares. Uma observação dos limites entre humanos e animais, mas também das infinitas possibilidades desta relação e dos sentimentos que são capazes de despertar nos seus donos. «Como pode uma criatura tão pequena, que nem sequer três quilos pesa, encher-me desta sensação de segurança? Sou tão mais forte do que ela, podia destruí-la a qualquer momento, enquanto ela não tem esse poder sobre mim. Será que é a confiança que me demonstra ter que tanto importa? Sinto-me benevolente e simpático, e ela aceita-o de bom grado. Os bebés, que são igualmente impotentes, despertam nos pais sentimentos idênticos a estes», descreve Nils Uddenberg. 

Sinopse:
O Velho e o Gato conta a história de como Nils Uddenberg, antigo professor universitário de Psiquiatria, se tornou dono de uma gata, embora nunca tenha querido ter qualquer espécie de animal doméstico.
Certa manhã de inverno, o autor encontrou uma gata no jardim da sua casa. A partir desse momento, Kitty introduziuse, suave mas firmemente, na sua vida, para nunca mais a abandonar.
Nils Uddenberg, um escritor premiado com formação em Psiquiatria, não podia deixar de investigar mais profundamente a vida interior do gato, assim como a natureza da relação entre um animal e um ser humano.
Com humor e um grande sentido de observação, Nils conta-nos como a sua vida mudou depois de a gatinha ter ido viver para sua casa. Os sentimentos que ela desperta nele são uma surpresa para o autor, que não tarda a dar por si apaixonado pela encantadora gatinha tigrada.

Sobre o autor:
Nils Uddenberg foi professor universitário de Psiquiatria. Vive na Suécia.  

«Escrito com um estilo simples mas caloroso, as memórias de Uddenberg da sua vida com a Bichana vão sem dúvida agradar aos amantes de gatos, que irão reconhecer e apreciar as pequenas subtilezas, os comportamentos e idiossincrasias que a Bichana leva para casa do professor reformado, e a forma como ela se introduz na sua vida e no seu afeto.»  - Publishers Weekly EUA

 

0 comentários: