12/03/2017

O Homem Ausente (Sebastian Bergman #3), de Hjorth & Rosenfeldt



Opinião:
O Homem ausente é o terceiro da série Sebastian Bergman(#3), recomendo que leiam pela ordem de publicação - Segredos Obscuros (#1) e O Discípulo (#2). O que dizer desta serie? Estou completamente rendida desde o primeiro livro.
Na montanha de Jamtland duas caminhantes  fazem uma descoberta macabra, seis corpos, ou antes o que resta deles, seis esqueletos são encontrados, e por isso a equipa do Departamento de Investigação Criminal desloca-se ao local, e o nosso conhecido psicólogo profiler, Sebastian Bergman viaja com eles, este protagonista disfuncional e muito peculiar, desta vez mantém-se à margem da investigação quando vê que pouco pode contribuir para a sua resolução, por isso senti falta da sua arrogância, como nos habituou nos livros anteriores. Resolve focar-se mais na sua aproximação a Vanja, sem que esta se aperceba, manipulando as coisas como ele quer, mesmo sabendo que tais actos podem ter consequências, o que deixa o leitor apreensivo e interessado naquilo que Sebastian anda a fazer
Em relação ao enredo em torno dos cadáveres, a equipa leva um novo elemento, que demonstra alguma perspicácia, todos eles vão sentir dificuldades, não tem pistas para se agarrarem, não conseguem descobrir a identidade dos cadáveres, uma vez que foi eliminado qualquer rasto que os pudesse identificar, quem os matou não deixou vestígios, soube o que estava a fazer, mas a equipa consegue aos poucos unir as pontas soltas com coerência e lógica. 
Em paralelo temos a história da mulher afegã, que vive com os filhos na Suécia, e  que procura o marido desaparecido há nove anos,  os contornos do seu desaparecimento são obscuros, e quando finalmente alguém se interessa pelo caso, também desaparece, este caso deixou-me intrigada e na expectativa até à sua resolução.  
Quanto ao final, esse puxa-nos o tapete debaixo dos pés, deixa-nos de novo surpreendidos, na expectativa, com algo inesperado, não estava de todo à espera que uma das personagens engendrasse um plano e se revelasse totalmente diferente daquilo que tem sido até agora, que grande surpresa, Sebastian meteu-se com a pessoa errada.
Este livro vem confirmar uma vez mais que estes dois autores escrevem com qualidade, qualidade essa que se encontra nos escritores nórdicos, para quem aprecia bons policiais/thrillers, são uma dupla perfeita, pois a sua escrita é inteligente, com enredos fantásticos, e depois são os personagens cujas vidas não são um mar de rosas, antes pelo contrário, com todos os defeitos inerentes à condição humana, despertam ainda mais o interesse no leitor. Esta série é mesmo muito boa, não percam, leiam.


0 comentários: