18/03/2017

O Leitor do Comboio, de Jean-Paul Didierlaurent



Opinião:
A capa do livro O Leitor do Comboio está fantástica, gosto da imagem com o comboio, gosto das cores, foi a primeira coisa que me chamou a atenção, antes de ler a sinopse é claro, porque essa deixou-me super curiosa.
Referente ao livro confesso que as primeira páginas não estavam a conseguir-me agarrar, o protagonista Guylain,  não me cativava, pela sua monotonia, insípido, sem interesse, solitário, é realmente um personagem muito peculiar, a sua vida feita de rotinas, sem se desviar nem para esquerda nem para a direita, tem um amigo que visita, um trabalho enfadonho, e o caricato da situação é que ele gosta de ler, gosta de livros, mas o seu trabalho consiste em destrui-los, com excepção de duas folhas que ele resolve salvar todos os dias de um livro qualquer e que lê em voz alta no comboio, tornando a viagem mais alegre para alguns dos passageiros.
Isto passa-se durante muito tempo até que certo dia dois acontecimentos vão mudar-lhe a forma de pensar e encarar a vida insípida que leva, um deles é quando encontra uma pen, e ao ler o seu conteúdo vê que se trata de uma espécie de diário, de uma desconhecida de nome Julie, os vários fragmentos que lê sobre a vida desta mulher fascinam-no tanto que ele tenta investigar quem é autora, procura pistas que o possam levar a Julie.
Julie tal como ele também gosta de livros, é uma pessoa solitária, com um emprego que deixa muito a desejar, mas a diferença está na forma como ela encara a vida e o que faz no dia a dia, as suas palavras seduzem o protagonista, e a nós enquanto leitores, pois não deixa de ser uma pequena lição de vida.
O Leitor do Comboio, é um livro escrito de forma simples, fluída e com humor, transmite-nos uma mensagem sobre o verdadeiro valor das pequenas coisas e de como elas nos podem fazer felizes, com dois personagens comuns, mas que se tornam memoráveis. É também um testemunho do amor pelos livros, mas não só, da amizade e de esperança, este romance deixou-me com um sorriso nos lábios durante a sua leitura, soube-me a pouco queria mais, queria mais destes personagens. Muito giro, leiam vale a pena.


0 comentários: