29/04/2017

«A Filha Estrangeira», um olhar sobre a emigração e a identidade

A Filha Estrangeira 
Najat El Hachmi,
N.º de páginas: 208 
PVP: € 16,60
 
Najat El Hachmi, autora premiada, relata os desafios de quem vive entre duas culturas

Lisboa, 28 de abril de 2017 – Chegou este mês às livrarias portuguesas «A Filha Estrangeira», de Najat El Hachmi, um livro que narra a encruzilhada de uma jovem marroquina criada em Espanha que se encontra dividida entre os seus sonhos e o seu dever para com a família.  
Em «A Filha Estrangeira» Najat El Hachmi explora temas como a emigração, a identidade e a cultura, acompanhando uma rapariga marroquina que cresce na Catalunha e que, a certa altura da sua vida, optar por permanecer ou sair do seu mundo de emigrante.  
Distinguido pelo Premi Sant Joan de narrativa, este livro aborda importantes questões como o desenraizamento e o confronto de culturas. Este conflito íntimo da protagonista de «A Filha Estrangeira» é explorado de forma exímia e levanta questões de difícil resposta: A identidade escolhe-se? Como definir este conflito de quem se encontra na fronteira entre dois mundos?

«Já não vou ser para vocês. A partir de agora vou ser para mim. Para mim ou para quem quiser, mas já não vou ser para nenhum daqueles que me querem ver vergada, dilacerada» - Najat El Hachmi. 

Sinopse:
Uma rapariga nascida em Marrocos e criada numa cidade interior da Catalunha aproxima-se da idade adulta. À rebeldia característica da juventude, ela terá de acrescentar um dilema: sair do seu mundo de emigrante ou permanecer nele.
Um romance íntimo e honesto sobre a transição para a idade adulta, escrito em forma de monólogo interior, repleto de observações, histórias e memórias da terra natal da narradora, uma jovem viva e inteligente, apaixonada pela literatura e pela filosofia, completamente diferente do mundo iletrado e tradicional da mãe.
Acessível, por vezes engraçado, mas sempre íntimo e repleto de observações e pensamentos pertinentes. Um livro que fica connosco.

Sobre a autora:
Najat El Hachmi é uma autora de língua espanhola e origem marroquina, que chegou a Espanha com oito anos.
Licenciada en Filologia Árabe pela Universidade de Barcelona, o seu romance de estreia, L’últim patriarca, foi o vencedor do Premio Ramon Llull de 2007. Colabora com diversos meios de comunicação em Espanha. Este é o seu segundo romance. 


0 comentários: