06/06/2017

Livros do Brasil - Jorge de Sena e Anna Katharine Green

Título: O Caso da Quinta Avenida 
Autor: Anna Katharine Green 
N.º de Páginas: 440 
PVP: 7,70 €  
Coleção: Vampiro  

O livro de estreia de Anna Katharine Green, a «avó do romance policial» 

O Caso da Quinta Avenida chegou a Portugal por Fernando Pessoa, que iniciou a tradução do livro.

A Livros do Brasil publica a 8 de junho O Caso da Quinta Avenida, o romance de estreia daquela que viria a ser apelidada de «avó do romance policial», Anna Katharine Green. Conhecido entusiasta da literatura policial, foi Fernando Pessoa quem iniciou a tradução deste livro, completada por Catarina Rocha Lima. Aquando da publicação nos EUA, em 1878, esta foi uma obra marcante: por um lado, por ter sido escrita por uma mulher; por outro, pelo imediato sucesso, com mais de um milhão de exemplares vendidos. Na biblioteca da sua mansão da Quinta Avenida, em Nova Iorque, o milionário Horatio Leavenworth é encontrado sem vida, tombado sobre a secretária. Não tarda a que se perceba que esta morte não foi acidental e todos os moradores da casa são considerados suspeitos: desde as suas sobrinhas Mary e Eleanor ao seu digno mordomo e aos restantes serviçais. O detetive Ebenezer Gryce, homem corpulento que nunca estabelece contacto visual direto com ninguém, terá de recorrer a todas as habilidades para não se deixar iludir e para conseguir desvendar os segredos mais obscuros que se escondem entre os brilhos do palco nova-iorquino dos finais do século XIX. 

A Autora: 
Anna Katharine Green nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, em 1846 e faleceu em 1935. Em 1878 publicou a sua primeira história de crime, O Caso da Quinta Avenida (The Leavenworth Case, no título original), alcançando êxito imediato. Tendo sido uma das primeiras mulheres a escrever obras policiais, Green marcou o género com características que viriam a influenciar autores como Agatha Christie ou Arthur Conan Doyle e é hoje apelidada de «avó do romance policial». Com uma obra de mais de quarenta títulos, destacam-se livros como The Affair Next Door (1897), onde introduz a solteirona intrometida Amelia Butterworth, considerada a precursora de Miss Marple, ou The Golden Slipper and Other Problems for Violet Strange (1915), um conjunto de contos policiais centrados naquela que foi uma das primeiras mulheres a desempenhar funções de detetive particular na literatura norteamericana.
 

Título: Sinais de Fogo 
Autor: Jorge de Sena 
N.º de Páginas: 632 
PVP: 11,00 €  
Coleção: Miniatura 

Jorge de Sena na coleção Miniatura
Livros do Brasil lança Sinais de Fogo


O mais recente título da coleção Miniatura é Sinais de Fogo, que a Livros do Brasil publica a 8 de junho. Com uma escrita que se prolongou por mais de vinte anos, interrompida apenas pela morte do autor, Sinais de Fogo é o único romance de Jorge de Sena e uma das mais importantes obras da literatura portuguesa do século xx. Entre a Lisboa dos últimos tempos de liceu e a Figueira da Foz do veraneio, um jovem Jorge vê-se despertar para o amor, para a sexualidade, para a realidade política e social, num momento em que a guerra civil está prestes a eclodir em Espanha e em que em Portugal a ditadura dá os seus primeiros sinais inequívocos. E, simultaneamente, este jovem descobre-se poeta.  Romance de formação que é também o retrato de uma geração no centro da turbulência que marcou a história da Península Ibérica nos anos 30, Sinais de Fogo foi publicado, inacabado, um ano após a morte do autor, em 1979, e é considerado a obra-prima deste que é um dos nomes maiores das letras portuguesas.
 
O Autor
Jorge de Sena nasceu em Lisboa a 2 de novembro de 1919 e morreu em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de junho de 1978. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, parte para o exílio no Brasil em 1959 e aí doutora-se em Letras e torna-se regente das cadeiras de Teoria da Literatura e de Literatura Portuguesa. Muda-se para os Estados Unidos da América em 1965, lecionando na Universidade de Wisconsin e, anos depois, na Universidade da Califórnia. Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e tradutor, é considerado um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa do século XX, autor de títulos como Metamorfoses (1963), Os Grão-Capitães (1976), O Físico Prodigioso (1977) e Sinais de Fogo (1979), este último considerado a sua obra-prima.  

Já na coleção Miniatura: 
N.º 1: A Louca da Casa, de Rosa Montero
 N.º 2: Soldados de Salamina, de Javier Cercas 
N.º 3: A um Deus Desconhecido, de John Steinbeck 
N.º 4: Novela de Xadrez, de Stefan Zweig

0 comentários: