11/07/2017

A Rapariga Mais Sortuda do Mundo, de Jessica Knoll



Opinião:
Livro de estreia de Jessica Knoll, tem como protagonista Ani FaNelli, bem-sucedida tanto na vida pessoal como na profissional, tem um noivo rico, um excelente emprego, nada podia correr melhor, se não fosse o facto de que a sua vida seja uma perfeita mentira.
Não fiquei agarrada às primeiras páginas, pois ler sobre a sofisticada Ani, não me dizia nada, uma personagem que se esconde por detrás de uma máscara cheia de glamour, que passa uma imagem de felicidade e tem um autocontrole que ninguém desconfia, obcecada por dietas, em suma trata-se de uma pessoa fútil. Não senti empatia por esta personagem durante toda a leitura, a sua forma agir, a sua personalidade não cativa o leitor, e só mais à frente é que percebemos e começamos a entender porque é que age e tem atitudes que tem, vive ensombrada pelo passado. Mas é engraçado que não me senti cativada por nenhum dos personagens, a forma como a autora os retrata, não os aproxima do leitor, não sei se foi propositado ou não.
Só mesmo quando o passado de Ani começa lentamente a vir ao de cima é que as peças começam a encaixar-se e explicam a sua maneira de ser e de agir, à medida que os segredos vão sendo revelados, isto em capítulos alternados, vamos pouco a pouco ficar a saber que um acontecimento traumático a marcou durante a adolescência e isso teve repercussões na idade adulta, e formou a sua personalidade, que por detrás está uma Ani diferente que aprendeu a camuflar os seus sentimentos, apesar de não justificar as suas acções no presente. São precisamente esses capítulos que revelam o seu passado que tive mais interesse  em ler, deixaram-me curiosa, foi o desmantelar o passado da protagonista, o que quanto a mim salva esta narrativa, e no final haver algumas surpresas que não se está à espera. É por isso que apesar de não ser uma leitura que agarre, recomendo que leiam e tirem as vossas ilações. Li algures que a autora se baseou na sua história pessoal para escrever o livro, a ser verdade isso deixou-me a pensar. 

Para mais informações sobre o livro A Rapariga Mais Sortuda do Mundo, clique aqui.


3 comentários:

Carolina disse...

Vou receber entretanto o livro e tenho de admitir que estou muito curiosa (se bem que a sua opinião me deixou um pouco de pé atrás em relação ao livro). Quando o livro saiu li opiniões muito positivas acerca dele de bloggers americanos, mas, sinceramente, personagens com quem o leitor não consegue criar empatia não me agradam muito. Mas vamos ver...

Beijinhos,
Carolina - https://leiturasdacarolina.blogspot.pt/

Odete Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Odete Silva disse...

Olá Carolina, pode ser que a ti, te agrade o livro, depois diz alguma coisa, beijinhos :)))