14/09/2017

«O Apelo Selvagem», de Jack London - lealdade e perda, crueldade e redenção num clássico da literatura juvenil

O Apelo Selvagem
Jack London
Género: Clássicos da Literatura Juvenil 
N.º de páginas: 136
Data de lançamento: 15 de setembro de 2017
PVP: € 9,90 

«O Apelo Selvagem»: lealdade e perda, crueldade e redenção num clássico da literatura juvenil Uma inspiradora história de aventuras e perigos com uma mensagem atual

Chegará às livrarias a 15 de setembro o livro mais aclamado do autor norte-americano Jack London. «O Apelo Selvagem» é uma referência da literatura juvenil, inserindo-se esta nova edição numa coleção de clássicos imperdíveis. Com um protagonista improvável, um possante e destemido cão, revela se uma grande história de aventuras, intercalada por episódios de crueldade, que nos dá a conhecer uma época dura na história da América do Norte.  
Após a descoberta de ouro no norte do Canadá e no Alasca, Buck, um cão nascido numa grande e tranquila quinta no sul da
Califórnia, é levado para o gelado e perigoso Norte. O protagonista canino vê-se encurralado num mundo de maus tratos e riscos constantes, e é através do seu ponto de vista que surge um retrato histórico e humano deste período contorbado do final do século XIX.   
Um romance marcado pela dor da perda, mas também pela coragem, redenção e lealdade, onde Jack London apresenta uma inspiradora defesa dos direitos e da dignidade dos animais.  
«O primeiro dia de Buck na praia de Dyea foi um verdadeiro pesadelo. Não houve uma hora sem sobressalto ou surpresa. Fora arrancado do seio da civilização e lançado no coração das coisas primitivas. Viver sempre alerta tornava-se uma necessidade imperiosa, porque estes cães e estes homens não eram cães e homens da cidade. Eram selvagens, todos eles, e não conheciam outra lei que não fosse a do caccete e dos dentes.»  

Sinopse:
«Buck é um cão que se vê arrancado do conforto da quinta onde nasceu e lançado numa vida dura e perigosa. Nos rigores do Alasca, Buck tem de aprender a viver com quase nada e a adaptar-se à exigência e à crueldade dos seus sucessivos donos, até que conhece John Thornton, um ser humano que reconhece a sua inteligência e nobreza e de quem Buck se torna um amigo leal e devoto, 
salvando-lhe a vida por diversas vezes. Mas, depois de ter sofrido tanto às mãos dos homens, o apelo da floresta parece-lhe cada vez mais irresistível…»
 
Sobre o autor:
Jack London nasceu em 1876, nos EUA. Foi trabalhador sazonal, marinheiro, ladrão de ostras, jornalista, ativista e escritor. A sua experiência como garimpeiro no Yukon, Canadá, serviu de inspiração para vários livros. Morreu em 1916 com apenas 40 anos. 

 
 

0 comentários: