24/10/2017

«O Novo Aluno»: um dos clássicos de William Shakespeare reescrito por Tracy Chevalier

O Novo Aluno
Tracy Chevalier
N.º de páginas: 208 
Data de lançamento: 20 de outubro de 2017
PVP: € 16,60

A tragédia de «Otelo» é transportada para os subúrbios de  Washington nos anos 70

Lisboa, 19 de outubro de 2017 – «O Novo Aluno», que chega amanhã às livrarias portuguesas, é o quarto título de uma série que tem sido publicada como forma de celebrar a obra ímpar de William Shakespeare.  
Tracy Chevalier reescreve «Otelo» e, à semelhança dos autores que recriaram os anteriores títulos da série, utiliza os ingredientes originais da obra como ponto de partida, adaptando-o aos nossos tempos.   
A autora bestseller transporta a tragédia de Otelo para uma escola dos subúrbios de Washington nos anos 70, explorando de forma brilhante as relações impulsivas e ingénuas dos seus alunos, que revolucionam as salas de aula e as vidas dos envolvidos.   
Com uma narrativa intensa e cativante, Chevalier perpetua a mensagem de Shakespeare, construindo personagens que denunciam a malícia do racismo, do medo, da inveja e da traição.

«Um exercício fascinante.» - Washington Post  
«A improvisação brilhantemente intensa e arrebatadora de Chevalier expõe a malícia e a tragédia do racismo, do sexismo, do ciúme e do medo.» - Booklist
«Chevalier usa com inteligência a oportunidade de tecer uma história que comenta o racismo na América.» - Publishers Weekly

Sinopse:

«Chegado à sua quarta escola em seis anos, Osei Kokote, filho de um diplomata, sabe que precisa de um aliado se quiser sobreviver ao primeiro dia de aulas. É uma sorte dar-se tão bem com Dee, a rapariga mais popular da escola. Mas há um colega que não suporta aquela relação: Ian decide destruir a amizade entre o rapaz negro e a menina de ouro. Chegados ao fim do dia, a escola e os seus principais atores (professores e alunos) nunca mais serão os mesmos. A tragédia de Otelo é transportada para o recreio de uma escola suburbana de Washington nos anos 70, onde os miúdos se apaixonam e desapaixonam antes da hora de almoço e praticam um racismo casual que vem de casa e dos professores. Tracy Chevalier cria um fortíssimo drama de amizades despedaçadas pelo ciúme, pelo bullying e pela traição.»

Sobre a autora:
Tracy Chevalier é autora de nove romances, incluindo o bestseller internacional Rapariga Com Brinco de Pérola, que vendeu mais de 5 milhões de exemplares e foi adaptado ao cinema. Americana de nascimento, britânica na geografia, vive em Londres com o marido e o filho. Tracy é membro da Royal Society of Literature e pode ser encontrada no site:  www.tchevalier.com. 

 

0 comentários: