21/03/2018

Oferenda à Tempestade - Trilogia do Baztán - Livro 3, de Dolores Redondo


Opinião:
Esta trilogia não podia ter terminado da melhor maneira, fiquei fã da autora, a forma como nos envolve com as suas histórias onde mistura mitologia e a vida real de um povo que tem enraizado em si costumes, crenças, lendas que vão além da nossa compreensão, é preciso nascer e crescer nesse meio para entender as suas tradições.
Oferenda à Tempestade, tem de novo a protagonista Amaia Salazar, a inspectora da Polícia Foral,  uma mulher determinada, destemida, forte, mas que no entanto sofre com um passado que a ensombra, pesadelos que a perseguem, sonhos que a perturbam.
Neste livro a inspectora vai investigar não a morte de uma bebé, que tudo leva a crer que seja a chamada morte súbita, mas certos pormenores fazem com que se desconfie que assim não seja, mas sim a morte de vários bebés, e mais uma vez Amaia embrenha-se de corpo e mente para desvendar quem está por detrás, não mede meios, o que pode colocar em risco a vida de outras pessoas para a impedirem de chegar à verdade.
Tal como nos livros anteriores, a acção decorre no vale de Baztán, cujos cenários e a atmosfera em torno dos crimes, ajudam a tornar a trama sinistra e macabra, a chuva, o frio, as florestas sombrias coadunam-se na perfeição com toda a investigação, já com Amaia não direi que esteja no seu melhor, uma Amaia que se deixa seduzir, como todos nós comete erros, que provavelmente se vai arrepender.
Quanto a mim, o que torna esta trilogia diferente, é sem dúvida o facto de a autora misturar as investigações com a vida privada da inspectora, o seu lado familiar e humano, assim como todo o misticismo envolto na trama, por isso mesmo agarra-nos e seguimos as suas investigações como se estivéssemos lá, a dada altura apeteceu-me abanar a protagonista, por estar a ir por um caminho menos correcto, depois não estava de todo à espera da saída de cena de um personagem, tornou-se uma parte emotiva no livro. 
E para rematar, como ultimamente tem acontecido com outros livros, também a meio deste livro desconfiei ou por outra tive praticamente a certeza de onde vinha todo o mal, mas não me tirou de maneira alguma o interesse e a voracidade com que li o resto do livro, nem tira em nada o mérito à forma como a autora construiu o enredo e as personagens, fico sim triste que tenha chegado ao fim.
Uma trilogia diferente daquilo que tenho lido, cujas as investigações estiveram sempre interligadas, gostei imenso de todos os livros. Resta -me a consolação de ler em breve o ultimo livro publicado cá – Tudo isto te darei.


0 comentários: