11/04/2018

Às Cegas, de Josh Malerman


Opinião:
Uma das razões que me levou a querer ler este livro, foi por causa do filme, não gosto de ver os filmes e depois ler os livros, a outra foi porque nunca leio este género literário, distopia já li, mas pouco.
Bem para começar geralmente só leio à noite, por várias motivos pessoais, de dia só no fim-de-semana, como me assusto facilmente com barulhos e afins, este livro fez com que de vez em quando olhasse por cima do ombro.
 “Não abra os olhos. Há algo terrível lá fora”.(excerto)
 “«o Problema», começa sem dúvida quando a pessoa vê algo”.  (excerto)
Estas frases intrigaram-me do inicio ao fim, o que seria que estava lá fora, que era fatal para qualquer pessoa que olhasse, pois as pessoas estavam a morrer, mas do que? O que é não podiam ver? Uma incógnita para os protagonistas sobreviventes, e também para o leitor. 
Narrado entre o presente e o passado, algo que gosto muito nos livros, inicia-se na actualidade, com a protagonista Malorie e os seus filhos, depois de quatro longos anos em cativeiro, sem ver nada do que se passava no exterior, para continuarem a sobreviver, vão ter de atravessar um rio, numa canoa, de olhos vendados, onde a audição se torna o factor mais importante de tudo.
E voilá, devo dizer que o autor primou por me fazer sentir o medo da protagonista, tão real, tão palpável, lia estas partes com tanta ansiedade e medo, simplesmente aterrorizador, uma viagem alucinante, uma verdadeira odisseia, com passagens arrepiantes.
Mas também o que é narrado sobre o passado, é muito intenso, é nos relatado um cenário de horror em que vivem alguns sobreviventes, enclausurados numa casa com tudo tapado, sem nunca ver o sol ou a lua, sempre de olhos vendados no exterior, onde só podem  contar com a audição, e o olfacto.
O facto de não se poder ver, para mim é aflitivo, é arrepiante, estar a ser observado sem saber quem nos está a observar. Coloquei-me na pele dos personagens, ir para a rua de olhos vendados, e sentir algo roçar-me, ouvir um barulho sem saber do que, horrível. Mas o suspense deste livro está construído no mistério de não se saber o que está a acontecer lá fora, tanto para nós enquanto leitores, como para os personagens, por isso mexe com os nossos sentidos.
Gostava que o autor tivesse explicado o que despoletou toda esta situação apocalíptica, mas ele deixa o leitor na escuridão, às cegas, sim fica por conta da nossa imaginação, o que não gostei foi do desfecho, preferia uma conclusão menos abrupta,  é o único senão a apontar, de resto, gostei muito.
Em suma, Às Cegas, foi para mim uma leitura inquietante, perturbadora, com momentos de terror psicológico, de medo palpável, devido a cenas intensas, recomendo por isso aos amantes do género.  



 

1 comentários:

Beatriz Sousa disse...

Já ouvi falar deste livro há imeeeeeeeenso tempo, mas ainda não tinha sentido aquela curiosidade. Agora também por causa do filme, tenho de admitir, que estou curiosa.