A extraordinária viagem do faquir estreia a 14 de junho nos cinemas nacionais
A crítica foi unânime, também o foram os milhares de leitores.
Com A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea, Romain Puértolas revelou-se como a grande surpresa da literatura francesa atual, e a 14 de junho este seu romance de estreia chega finalmente ao grande ecrã com A extraordinária viagem do faquir, filme realizado por Ken Scott e protagonizado pela estrela de Bollywood Dhanush. A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea é uma aventura rocambolesca passada nos quatro cantos da Europa e na Líbia pós-Kadhafi, uma história de amor, mas também o reflexo de uma terrível realidade: o combate travado por todos os clandestinos, últimos aventureiros do nosso século.
SINOPSE
Ajatashatru Larash Patel, faquir de profissão, que vive de expedientes e truques de vão de escada, acorda certa manhã decidido a comprar uma nova cama de pregos. Abre o jornal e vê uma promoção aliciante: uma cama de pregos a €99,99 na loja Ikea mais próxima, em Paris. Veste-se para a ocasião - fato de seda brilhante, gravata e o seu melhor turbante - e parte da Índia com destino ao aeroporto Charles de Gaulle. Uma vez chegado ao enorme edifício azul e maravilhado com a sapiência expositiva da megastore sueca, decide passar aí a noite a explorar o espaço. No entanto, um batalhão de funcionários da loja a trabalhar fora de horas obriga-o a esconder-se dentro de um armário, prestes a ser despachado para Inglaterra. Para o faquir, é o começo de uma aventura feita de encontros surreais, perseguições, fugas e aventuras inimagináveis, que o levam numa viagem por toda a Europa e Norte de África
O AUTOR
Romain Puértolas, de origem franco-espanhola, nasceu em Montpellier, em 1975. Levado pelas voltas do destino a Espanha e Inglaterra, foi DJ, professor de línguas, tradutor-intérprete, comissário de bordo e mágico. De regresso a França, trabalhou durante quatro anos como inspetor da polícia numa brigada especializada no desmantelamento de redes de imigração ilegal. Viciado confesso na escrita compulsiva, Puértolas fez a sua estreia no universo literário com A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário IKEA, publicado pela Porto Editora em 2014. Ainda antes do seu lançamento em França, o romance já havia conquistado mais de quarenta editoras estrangeiras, convertendo-se num fenómeno editorial mundial conhecido como «faquirmania». A menina que engoliu uma nuvem do tamanho da Torre Eiffel, o seu segundo romance, foi publicado também pela Porto Editora, em 2015. Depois de ter exercido mil e uma profissões, Romain Puértolas decidiu dedicar-se por inteiro à escrita. Mas não foi nunca imperador.
çç
çç
IMPRENSA
Mágico e hilariante. Paris Match
Um conto, uma farsa, mas também uma sátira do mundo moderno, que se lê entre gargalhadas. Le Figaro Magazine
Este romance é uma pérola de humor, um convite à tolerância, um autêntico conto de fadas. Livres Hebdo
Uma história genial, para rir do princípio ao fim. Inigualável! Radio France Culture
Um conto, uma farsa, mas também uma sátira do mundo moderno, que se lê entre gargalhadas. Le Figaro Magazine
Este romance é uma pérola de humor, um convite à tolerância, um autêntico conto de fadas. Livres Hebdo
Uma história genial, para rir do princípio ao fim. Inigualável! Radio France Culture
Trailer disponível aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário