06/11/2018

Livros do Brasil - Um mistério de Natal e o romance do jovem Albert Camus nas novidades de novembro

Título: Mistério em Branco – Um crime no Natal
Autor: J. Jefferson Farjeon
Tradução: Artur Lopes Cardoso
N.º de Páginas: 264
PVP: 7,70 €
Coleção: Vampiro

 A 8 de novembro a Livros do Brasil lança Mistério em Branco, do escritor inglês J. Jefferson Farjeon, um dos mais aclamados autores da literatura policial do seu tempo. Escrita em 1937, esta história de mistério e terror em época natalícia é ainda hoje um bestseller em diferentes países e chega agora pela primeira vez a Portugal, inserida na coleção Vampiro.

Sinopse:
Na véspera de Natal, um intenso nevão obriga um comboio a interromper viagem junto à pacata aldeia britânica de Hemmersby. Perante uma espera sem fim à vista, um grupo de passageiros decide sair para procurar refúgio e, atravessando o manto branco que teima em não amainar, depara-se por fim com uma casa escondida entre a folhagem. A porta está aberta e lá dentro a lareira brilha e o chá está posto na mesa, mas não se encontra vivalma. O que terá acontecido aos seus habitantes? O dia de Natal aproxima-se e, ainda sem anfitriões, o grupo de desconhecidos começa a explorar esta estranha casa. Mas entre eles há um assassino pronto a revelar-se.

Sobre o autor:
Joseph Jefferson Farjeon nasceu em Londres a 4 de junho de 1883 numa família ligada às artes do espetáculo e à literatura.  Autor de mais de sessenta histórias de crime e suspense, Farjeon começou a publicar em 1924 e foi um dos mais aclamados escritores de policiais do seu tempo, apontado por Dorothy L. Sayers como «inigualável pela capacidade de introduzir o horror em aventuras de mistério». Entre as suas obras destaca-se a peça Number Seventeen, adaptada ao cinema em 1932 por Alfred Hitchcock. Mistério em Branco, história de Natal com um crime, foi publicada originalmente em 1937 e reeditada em 2014, com grande êxito, na coleção de clássicos da British Library, voltando a afirmar-se como um bestseller internacional. J. Jefferson Farjeon morreu em Hove, Sussex, a 6 de junho de 1955.

Título: A Morte Feliz
Autor: Albert Camus
Tradução: José Carlos González
N.º de Páginas: 128
PVP: 14,40 €
Coleção: Dois Mundos

Escrito quando o autor tinha vinte e poucos anos, mas apenas revelado após a sua morte, em 1971, o texto de A Morte Feliz é, em certa medida, a base a partir da qual se construiu a obra maior de Albert Camus, O Estrangeiro. Este romance de juventude de Camus chega às livrarias a 15 de novembro, pela chancela Livros do Brasil, e conta-nos a história de Patrice Mersault, um operário franco-argelino, cujos passos acompanhamos até à casa da sua vítima e daí, em fuga, pelo exílio que impôs a si mesmo. O mar, o sol, as mulheres, a busca pela felicidade e a aceitação da morte constituem linhas-mestras neste texto que é um estudo sobre a luta do ser contra os grilhões da sua existência, mas também uma espantosa janela sobre a imaginação de um jovem autor, que se viria a revelar um dos maiores da literatura mundial do século XX.

Sobre o autor:
Albert Camus nasceu em Mondovi, na Argélia, a 7 de novembro de 1913. Licenciado em Filosofia, participou na Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e foi então um dos fundadores do jornal de esquerda Combat. Em 1957 foi consagrado com o Prémio Nobel da Literatura pelo conjunto de uma obra  que o afirmou como um dos grandes pensadores do século XX. Dos seus
títulos ensaísticos destacam-se O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); na ficção, são incontornáveis O Estrangeiro (1942), A Peste (1947) e A Queda (1956). A 4 de janeiro de 1960, Camus morreu num acidente de viação perto de Sens.

0 comentários: