26/05/2010

Um Livro para Sua Excelência - nº 1

Inicia-se hoje neste blog a rubrica “Um livro para Sua Excelência”.
Enquanto não mudarmos de ideias, isto funcionará assim: uma vez por semana (ou por mês ou ainda conforme nos apetecer) aqui deixaremos um presentezinho literário aos vip’s da nossa praça. Não que eles nos leiam; não, eles estão acima deste mundo virtual com que se entretêm os comuns dos mortais. Mas nós, os mortais, tencionamos pelo menos divertir-nos um pouco.
Um destes dias dei comigo a pensar: e se eu pudesse oferecer livros aos vip’s?
É desse exercício de imaginação que vos pretendo dar conta.
E, para começar, nada melhor do que escolher o nosso vip número um. Não, não me refiro ao José Mourinho nem ao Cristiano Ronaldo. Nem sequer ao dono da Portugal Telecom. É que, por incrível que pareça, teoricamente, a figura número um do nosso país é o Presidente da República. Isso mesmo, vou oferecer um livro a Cavaco Silva.
Depois de muito cogitar acho que encontrei o livro ideal para o efeito: nada menos que uma obra daquele que vai ser o seu rival nas próximas eleições – Manuel Alegre. Garanto-vos que não faço isto com o mínimo de cinismo; Alegre é um grande escritor, o livro, embora pequenino é excelente e acredito até que Cavaco Silva adoraria lê-lo.
E o livrinho chama-se “Cão como Nós”.
Cão Como Nós porquê? Porque Cavaco Silva, ultimamente, tem sido mesmo cão como nós. Cão que é humilde, fiel e sofredor. Cão que não ladra nem morde, cão silencioso, discreto e caseirinho. Cão fiel, pacífico e conciliador. Obediente, habilidoso e meiguinho. Um verdadeiro cão português.
E com que discrição, paciência e sofrimento interior teve Cavaco Silva de ouvir sem responder os insultos do Presidente da Republica Checa sobre o nosso pobre país! Cão como nós…
E com que silêncio, humildade e pacifismo teve a nossa primeira figura de aceitar essa medida tão “esquerdóide” que foi a promulgação do casamento entre homossexuais! Cão como nós…
E com que fidelidade aos valores maiores teve Cavaco Silva de aceitar as medidas “direitóides” de combate à crise, dirigidas como mísseis às carteiras dos mais pobres! Cão como nós…
E com que altruísmo e desprendimento tem Cavaco Silva de assistir impávido, ele que é o número um, aos rendimentos tão superiores aos dele por parte dos gestores públicos, banqueiros e outros “dobermans” da vida pública portuguesa!
Cão como nós, amigo Aníbal!

4 comentários:

susemad disse...

Um excelente começo para esta rubrica! Uma boa escolha tanto na personalidade, como no livro! Não teria escolhido melhor, Manuel! :) E nunca se sabe ele pode sempre ler este artigo. Por vezes milagres acontecem! :)

Paula disse...

Confesso que primeiro gargalhei pela figura, pelo livro...
Oh Manuel, parabéns pela rúbrica, que excelente idéia.

Anónimo disse...

simplesmente genial esta ideia. parabens e que venham muitas mais... um pequeno aparte... Manuel Alegre é um grande escritor??? onde??? Quando????

Unknown disse...

Caro Anónimo
antes de mais obrigado pelo elogio. Virão certamente mais :)
Quanto ao pequeno aparte, tem razão é um pequeno aparte porque esta questão de se saber até que ponto um escritor é grande, pequeno, fraco, genial ou mais-ou-menos, é tudo uma questão de opinião.
Bem, pode haver critérios... mas, das duas uma, ou obedecemos e esses critérios ou vamos pelas nossas ideias.
Se pensarmos em critérios objectivos, como o número de livros vendidos (só este vendeu mais de 120.000!!!) ou aos prémios literários, não podemos fugir (a meu ver) a esta evidência: ele é um grande escritor.
Mas resta a nossa opinião - para mim ele é um grande escritor. Para si, não sei, caro anónimo, porque só perguntou onde e desde quando. Presumo que não concorde comigo. Está no seu direito. E eu no meu, não é verdade?
um abraço.
Manuel Cardoso.