02/06/2010

Um livro para Sua Excelência - nº 2

Depois do senhor Presidente da República, escolhi o nosso Primeiro-ministro para receber a nossa prendinha.
O Engenheiro José Sócrates é um homem distinto. Um homem que se demarca do comum dos mortais pelo porte soberbo, pela postura firme, pela convicção com que defende as suas ideias. Podem ser boas ou más, essas ideias, mas não abre mão delas por nada deste mundo ou do outro.
Nesta época de crise, mais uma vez o nosso Primeiro foi firme. Firme como uma rocha.
Mas talvez José Sócrates um dia precise de repensar algumas coisas. Talvez este livrinho lhe traga boas ideias e o ajude a encontrar uma forma diferente de encarar os outros.
O livro a que me refiro é A Saga de um Pensador, de Augusto Cury.
O livro fala-nos da vida de Marco Polo, o explorador da vida e protagonista principal do livro (jovem aluno de medicina e depois psiquiatra). Ele mostra-nos como é possível ser feliz abraçando o mundo, em vez de o olharmos como um meio onde pululam inimigos e problemas.
E é entre os miseráveis, na rua, que Marco Polo aprende a arte de ser feliz. Rindo e amando a vida. É ele que nos ensina que as coisas mais importantes da vida são simples e fáceis de adquirir. Que os outros são, também eles, nossos companheiros nessa procura; que a natureza é o mundo de Deus; que a essência do ser está em nós e não no mundo exterior.
Este livro não é uma obra-prima da literatura mundial; no entanto é um dos livros mais fascinantes que alguma vez se escreveram; nele encontramos caminhos que, de tão óbvios, nunca conseguimos vislumbrar. Trata-se de um verdadeiro manual de felicidade individual e colectiva. Que mais pode um livro dar a um ser humano?
Augusto Cury, por intermédio de Falcão, o sem-abrigo que abraçava as árvores, ensina-nos que os outros podem ser o caminho para a nossa própria felicidade; que a ambição individual, o apego ao poder e a vaidade, só conduzem o ser humano e a humanidade à depressão e à infelicidade.
O meu comentário ao livro aqui.

1 comentários:

Paula disse...

Este é um livro de que muito gosto. Um dos meus preferidos.
Gostei da tua sugestão para sua excelência nº 2 :)