21/12/2012

A Decadência do Ocidente, Dambisa Moyo


Opinião:
Este é um género de livro que não tenho por hábito ler, fiquei reticente com a proposta que surgiu do clube de leitura Bertrand, mas tornou-se numa leitura muito agradável e interessante, eis uma mais valia dos clubes para além de muitas outras.
É um livro que faz referência a um leque de situações que levaram à decadência do Ocidente. Dá-nos uma panorâmica geral sobre os comportamentos dos países ocidentais nos últimos 50 anos e o que supostamente irá acontecer nos mesmos países se nenhuma medida for tomada.
É certo que de uma forma ou de outra, porque ouvimos nos média, todos sabemos o que nos levou a esta malfadada crise, porém a autora consegue passar-nos informações que desconhecíamos - pequenas atitudes que os países ocidentais tomaram e que ao longo do tempo tornaram-se nos problemas de hoje:
-Mão de obra mal aplicada;
-políticas de marketing mal direccionadas;
-financiamentos de estudos e pesquisas sem retorno para o país;
-burocracia em excesso...

Por outro lado temos os orientais, cujo objectivo do governo é o lucro do país que soube (dentro das injustiças sociais que se conhece) direccionar a mão de obra, por exemplo, para as tecnologias, engenharias e ciências...
Claro que não olhou à sociedade, abusou, fragilizou, escravizou, mas lucrou e agora tem poder monetário para "ajudar" os ocidentais e imaginem o gigante EUA.  

A autora não culpabiliza a Europa na sua totalidade pela situação económica em que se encontra, as politicas adoptadas não estavam completamente erradas, apenas não se soube travar os erros atempadamente, aprender com estes e adoptar novas medidas! Afinal ninguém sonha viver como o cidadão chinês, mas sim como o ocidental e note-se, os orientais também almejam viver como o ocidental!
Para além de todos os factores que Dambisa Moyo aponta, ainda alerta-nos para outros que de futuro constituirão um problema, são eles as questões ambientais e a demografia.

Gostei!

comentário publicado no blogue ...viajar pela leitura...

1 comentários:

Unknown disse...

Quem é que recomenda bons livros, quem é?