30/01/2013

CRÓNICAS DE UM PORTUGAL DEMASIADO PORTUGUÊS


CRÓNICAS DE UM PORTUGAL DEMASIADO PORTUGUÊS


JAIME – PARTE VI

Hoje acordei bem-disposto, de tal forma que decidi mudar de vida... Isso mesmo! Estou cansado de não fazer nada o dia todo. Os tectos e as paredes da casa estão a ficar demasiado escuros e bolorentos, fazendo com que me sinta deprimido. Na televisão só falam de desgraças, não que seja mau, pois dá para rir, mas já não é a mesma coisa. No café sinto falta de alguma malta. O Tó tem levado no corpo da mulher que já não o deixa lá ir, o Nel morreu, o Quim Caixinhas foi para a França porque lhe tiraram os subsídios – se isso se faz a um homem de família? – e o Quim Fininho foi morar com os sogros depois de ter levado uma carga de lenha por andar a dormir com a mulher do outro Quim, o Caixinhas.
Por isso decidi tornar-me num homem novo. Mas primeiro tinha de ir ao café.
Fumei meio maço durante duas horas e aceitei que me emprestassem umas minis. Sim, emprestar, depois mais tarde devolverei. Li os jornais desportivos, aqueles que falam dos milhões que se gastam nas transferências e dos ordenados como se fossem cêntimos. Eu que ganhasse 100.000 Euros num mês, nunca mais fazia nada na vida....
Depois, lá por volta das 11H decidi dar o primeiro passo. Pedi uma caneta ao Armando e os classificados ao gajo do café – sim, agora trato-o por gajo do café porque ontem teve a lata de me chamar caloteiro -, que logo me avisou para não rabiscar no jornal porque tinha outros clientes. Encolhi os ombros e ignorei, afinal ninguém procurava emprego na Biquinha... Falhados!
Comecei a ver as colunas de cima a baixo, da esquerda para a direita. Pediam trolhas, mas eu sofro da cervical. Se tivesse a carta de pesados poderia concorrer ao cargo de motorista internacional. Vi um anúncio para canalizador, porém nunca tive jeito para encaixar lego's, quanto mais tubos. Espreitei empregos para o estrangeiro, se bem que descartei-os logo, pois não sei falar francês nem inglês, e já não tenho idade para sair do país; isso é coisa para miúdos. Reparei que pediam gente para segurança privado; ainda pensei, mas para que funcionasse bem tinha de dormir as minhas 10 horinhas por noite, por isso nada de turnos.
Quando acabei dobrei o jornal em dois e atirei-o para a mesa do lado. Como queriam que uma pessoa trabalhasse não havendo emprego para nós?
Fumei outro cigarro e conclui que, afinal, mudar de vida não era assim tão fácil. Todavia sempre me considerei um gajo de raça, perseverante como tudo! Levantei-me e disse que ia ser o meu próprio patrão! Armando riu-se e eu dei-lhe duas sapatadas no cachaço bem dadas. Ele resmungou sem levantar a voz.
Depois pus-me a pensar. Talvez pudesse ser taxista. Sempre podia fazer o meu trabalho e roubar os turistas. O Armando fez-me ver que eu não tinha a carta de condução. Pensei que nunca havia sido caço no FIAT, mas de facto ele tinha uma certa razão. Encarei os cigarros pousados na mesa e ocorreu-me tornar-me vendedor de tabaco até o gajo do café - que estava sempre a ouvir o que os outros diziam.... cusco! - explicar-me que isso já não dava dinheiro. Pensei distribuir aquelas máquinas ilegais que os cafés têm, mas não podia, pelo menos enquanto não limpasse o cadastro nem resolvesse as situações pendentes com o tribunal.
E então fez-se luz. E tudo estava nos classificados, nas páginas seguintes às ofertas de trabalhos. Tornar-me-ia consultor sexual das meninas que ofereciam os seus serviços.
Entusiasmado, nem almocei e fui pesquisar pela rua. Durante a tarde fiz perguntas e andei de pouso em pouso à procura de respostas. Quando regressei ao café, senti-me triste porque as meninas ou trabalhavam sozinhas ou já tinham quem cuidasse dos seus assuntos. Talvez no dia seguinte fosse ao banco pedir um empréstimo para investir no meu próprio negócio. Afinal, se o mercado estava lotado, eu tinha de arranjar material novo e para isso seriam necessários recursos para um estudo aprofundado e angariação de matéria-prima de qualidade. Mas se o banco não emprestasse não era caso para entrar em desespero. Talvez me saísse o euromilhões um dia destes.


http://vascoricardo.blog.com

3 comentários:

Paula disse...

ahah
Adorei! Um Jaime bastante característico!

Ângelo Marques disse...

este Jaime parece o euromilhões

Cristina Torrão disse...

"consultor sexual das meninas que ofereciam os seus serviços" - LOL
O que é preciso são ideias. E um nome pomposo para o negócio.