01/01/2013

Predestinado de Philippa Gregory



Opinião:

“Predestinado” é um livro que se destina a jovens adultos, mas como sou fã da autora, é óbvio que queria ler na mesma. Este é o 1º da série A Ordem das Trevas. Temos como cenário a época medieval, onde a ignorância e os preconceitos eram manifestamente enormes, em grande parte pela religião, as superstições, o papel da mulher na sociedade que não valia nada, o estigma da bruxaria e tantas outras coisas medíocres em que as pessoas eram levadas acreditar.

Tudo começa com Luca Vero um jovem de 17 anos que é acusado de heresia e expulso do mosteiro por causa da matemática. Mas devido à sua grande inteligência é lhe atribuída pela Nova Ordem uma missão, a de cartografar os medos da Cristandade, tornando-se inquiridor,  viajando sem nunca saber qual é o destino e a missão que o espera, faz-se acompanhar pelo padre o irmão Peter, o escriba mal-humorado, que anotava tudo para enviar depois ao Papa,  levava as directivas fechadas em cartas, e também se faziam acompanhar do divertido jovem Freize, o servo de Luca. Vão investigar casos estranhos que a Ordem tinha conhecimento em diversos sítios e localidades.

O primeiro a onde se dirigem é para uma Abadia onde se passam coisas estranhas, desde a chegada da nova Abadessa, as freiras andam como que “tresloucadas” com comportamentos estranhos pouco próprios para devotas,  e ninguém sabe o porque, tem atitudes que levam a pensar que enlouqueceram, Luca vai tentar desvendar o mistério inquirindo cada uma  das noviças com perguntas sobre o que se está a passar. Só que as provas recaem todas sobre a jovem Isolde ou seja a Abadessa, querem acusá-la de bruxaria, estando ela contra a sua vontade nesse convento, foi obrigada em testamento pelo pai, apesar de ser muito rica não pode usufruir de nada, foi lhe tirado tudo pelo irmão. 

A  missão seguinte  e segunda parte do livro será numa terra em que os habitantes estão com medo, devido ao ataque de um animal que eles desconfiam, mas não sabem o que é, Luca vai mais uma vez mostrar-se imparcial como inquiridor. Não vou contar nada, fica o mistério.

É um romance em que autora centralizou a atenção sobre 4 personagens jovens de origens diferentes, que se vão encontrar, em que Isolde fez votos religiosos,  Luca não chegou a fazer.  
Gostei principalmente do jovem  Freize que é super divertido, alegre, bem disposto e simpático, temos a dama de companhia de Isolde, a Ishraq uma jovem estranha, mas com muitos conhecimentos e estudos que só eram permitidos aos homens, mas como ela vem de outro povo foi-lhe permitido pelo pai de Isolde aprender tudo o que tinha haver com as suas raízes, é muito corajosa está sempre disposta a defender Isolde pois são como irmãs.

Não é um romance histórico como estamos habituados  Mas o facto é que gostei de cada personagem à sua maneira, com a sua personalidade bem vincada, autora deu-nos uma narrativa com mistério, o ritmo da história prendeu-me, o enredo com superstições e lendas, e mitos desmascarados foi muito bem construído. Gostei muito e espero em breve ler o 2º. 
Recomendo.

Pode ver o livro aqui 

5 comentários:

Paula disse...

Já estive com este livrinho na mão, mas fiquei indecisa, mas talvez o leia...
Abraço

Anónimo disse...

Tem romance?

Unknown disse...

eu ainda hei-de ganhar coragem para ler um livro desta senhora... talvez em 2014 :)

Odete Silva disse...

Eu gosto muito desta autora, da época Tudor, mas é o meu gosto pessoal.
Anónimo romance neste livro Predestinados não. :)

Odete Silva disse...

Corrijo Predestinado.