20/03/2015

As Velas Ardem Até ao Fim de Sándor Márai (Opinião)

As Velas Ardem Até ao FimAs Velas Ardem Até ao Fim by Sándor Márai
My rating: 4 of 5 stars

Henrik um aristocrata e Konrad seu amigo de infância, um plebeu aquando comparado com Henrik, mas com um historial familiar peculiar e interessante.
A sua amizade tem inicio na infância e vão estar juntos por mais 22 anos até ao momento em que Konrad desaparece sem deixar alguma justificação e sem motivos, aparentemente, para tal atitude tão drástica. Passados quarenta anos os dois amigos juntam-se para recriar o seu último jantar, nesse jantar Henrik debita um monólogo avassalador que se estende por demasiadas páginas.
Henrik quer questionar Konrad sobre seu desaparecimento abrupto e se este desaparecimento teve como rastilho algum caso amoroso com Krisztina, esposa de Henrik e amiga de ambos.
As diversas acusações de Henrik, e são muitas, esbarram no silencio de Konrad.

Sem dúvida uma homenagem à honestidade da amizade. Um livro que por vezes passa o limite das constantes ideologias de Henrik sobre a amizade.
Sándor Márai tem uma escrita inteligente, centrando-se muito nas suas poucas personagens, mas bem constituídas, aborda de forma eloquente as relações humanas.
Um livro de que gostei pela imposição de Márai nos sentimentos sobre a amizade, não que concorde com alguns mas Márai consegue absorver o leitor para essa vivência de sentimentos, só mesmo a extenuante descrição desses sentimentos é que trai o livro. Outro aspeto negativo é aquele final amargo do livro, tal como o final de vida autor, tentaria ele no fim recriar o seu livro?


View all my reviews

1 comentários:

kassie disse...

Li este livro há uns anos e nunca mais o esqueci. Gostei muito dele e considero-o um dos meus preferidos :)