18/06/2015

José de Guimarães:a Arte, o Mundo e as influências

Título: José de Guimarães: Um Museu com a Forma do Mundo
Diálogo com José Jorge Letria
N.º de Páginas: 160
PVP: 13,99 €
Género: Não Ficção/Biografia
Nas livrarias a 17 de Junho
Guerra e Paz Editores | o fio da memória

Sinopse:
José de Guimarães é o criador de um dos mais singulares e originais universos plásticos das artes visuais portuguesas. Nesta conversa com José Jorge Letria, o artista revisita a sua infância – «a minha mãe desenhava tão bem» – revela as suas influências, evocando a sua relação com a escultura dos povos angolanos ou com a estética mexicana. Fala dos museus, e do seu museu ideal, aquele que tenha a forma do mundo. A crítica, as galerias, a forma como os governos pensam a cultura e a relação com as artes são temas debatidos com vivacidade e originalidade. E este livro, José de Guimarães: Um Museu com a Forma do Mundo, é também um álbum de fotografias de vida e obra.

Sobre o autor:
Nascido em Guimarães, estudou no Porto e veio formar-se em Lisboa na Academia Militar e fez o curso de Engenharia no Técnico. Estudou gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Em Angola, onde esteve como oficial, a sua relação com a escultura tribal inspiraria o que chamou «alfabeto africano», aspecto central da construção da sua obra artística. Incorporou também na sua criação elementos estéticos da América Latina, em particular do México e do Japão. É, hoje, um dos principais artistas portugueses, tendo a sua obra sido premiada em todo o mundo.

Sobre a colecção
o fio da memória é uma colecção que procura preservar em livro um património precioso: o retrato da vida e o combate das ideias que definem um tempo. Numa entrevista a José Jorge Letria, Isabel do Carmo, sem omitir factos, sem omitir nomes, pinta com as cores vivas da sua memória um período conturbado da história portuguesa, antes e depois do 25 de Abril. Uma conversa feita com o coração.

Próximo volume
José Manuel Tengarrinha 
 
 

0 comentários: