17/08/2015

Mesmo antes da felicidade, de Agnès Ledig (opinião)



Opinião:
Obrigada à editora Guerra & Paz que me surpreendeu com o a oferta deste livro, e ainda bem que enviou, pois fui surpreendida com o conteúdo da sua história, conseguiu criar em mim uma miscelânea de sentimentos durante a sua leitura.
Julie uma jovem mulher de 20 anos, mãe solteira, já teve a sua cota parte de sofrimento, e continua no dia a dia a ter que contornar as vicissitude da vida para criar um filho sem ajudas, mas um dia tudo muda, quando um cliente que frequenta o supermercado lhe faz um convite algo inesperado, do qual não está há espera, pois há muito que deixou de acreditar na bondade humana sem segundas intenções.
Mas este homem parece-lhe confiável, e o que lhe propõe é algo único para ela e para o menino, uma oportunidade destas nem sempre bate à porta duas vezes.
E é assim que entramos nesta história de uma forma surpreendente, conhecendo e criando uma empatia genuína pela protagonista Julie e pelo filho, já quanto aos outros personagens pai e filho, fui criando sentimentos controversos, não lineares, se no inicio duvidei da sua genuinidade, e antipatizei, acabaram por conquistar-me, quando revelaram a sua verdadeira essência, na convivência uns com os outros, pessoas com defeitos como todos nós, mas que na hora da verdade sobressai o melhor que existe dentro deles.
Quando pegamos neste livro é impossível imaginar os sentimentos, as emoções que desperta e faz sentir ao longo da leitura, se por um lado sorrimos, por outro temos vontade de chorar. 
Sentimos a alegria dos protagonistas, a sua felicidade, a amizade que os une quando passam uns dias junto ao mar, aprendemos com eles que "Não é preciso muito para ser feliz de verdade...", temos que saber aproveitar todas as ocasiões e oportunidades que a vida nos dá.
Mas no meio da felicidade dá-se uma tragédia, e a grande lição está aqui, apesar da perda conseguir reagir, recomeçar de novo, erguer-se apesar da enorme tristeza que se abate, ter forças para sair de um sofrimento atroz é preciso muita força de vontade e de ajuda. 
Mesmo antes da felicidade, transmite uma mensagem muito positiva, de esperança, de optimismo, mostra-nos é possível sobreviver e tentar de alguma forma prosseguir com a vida através de pequenas alegrias que nos vão surgindo no dia a dia, superando dificuldades com a ajuda dos outros, demonstra a enorme capacidade do ser humano de ultrapassar obstáculos.
Devemos pensar que existe sempre um novo amanhã que nos faz reconciliar com a vida.
Um livro com uma história marcante e comovente, não pensei que fosse gostar tanto de ler.





0 comentários: