24/08/2015

Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriarty (opinião)



Opinião:
Pequenas Grandes Mentiras, é o terceiro livro que leio desta autora e estou rendida, com um enredo fantástico, que nos prende do inicio ao fim, dificil mesmo é parar de ler.
A acção desta narrativa decorre numa vila costeira de Pirriwee, na Austrália (um país que gostava imenso de conhecer),  a autora aguça-nos logo a curiosidade com um inicio promissor, sabemos que no fim do livro houve uma morte numa festa na escola, mas não diz de quem foi, nem como aconteceu, o que deixa o leitor muito curioso.
Dá-nos a conhecer  três personagens femininas, que se conhecem através do jardim de infância na escola que os filhos frequentam, e o dia a dia das mesmas seis meses antes da morte ocorrida nesse tal evento.
Três mulheres que não podiam ser mais distintas e diferentes umas das outras, Madeline uma mulher magoada, não tem papas na língua de dizer aquilo que pensa seja a quem for, vive o dia a dia a gerir conflitos, com uma adolescente dificil do primeiro casamento, e mais dois filhos do actual, não é fácil. Celeste é a imagem da dona de casa, esposa e mãe perfeita, além de ser portadora de uma beleza invejável. Jane uma jovem mãe solteira, não conhece ninguém, acabou de chegar à localidade, e o primeiro dia de escola do filho não podia começar da pior forma. A vida destas mulheres vai se entrelaçar e vai-se desvendando lentamente ao longo do livro, de uma forma gradual, vão criar uma amizade que as une de uma maneira muito especial.
Através de pequenos excertos dos interrogatórios que a policia faz para tentar perceber quem foi o culpado daquela morte fatídica, o mistério adensa-se em volta de todos os personagens que estiveram presentes naquela noite, e por mais que se leia sobre cada um deles, o leitor não consegue ter a percepção de quem é que morreu nem quem  é que foi culpado.
A autora criou um enredo engenhoso em que foca o lado obscuro do ser humano, que expõe problemas actuais como o bulling e a violência doméstica, mas também as pequenas mentiras que se criam para dar a ideia ilusória aos outros que são felizes e tem uma vida perfeita, as personagens foram bem construídas em torno disso, as três mantém segredos, o que cria suspense, nunca desvendando a sua verdadeira essência, o que vai surpreender o leitor através das muitas reviravoltas que se dão até ao final do livro, os detalhes estão lá para quem os consiga deslindar, o que leva a pensar no fim - o que foi que eu não vi. 
Pequenas Grandes Mentiras é um livro de leitura compulsiva, que envolve, que diverte com bons momentos de humor e com um final surpreendente. Uma autora que recomendo sem dúvida alguma.

Pode ler sobre o livro aqui

0 comentários: