12/08/2015

O Sítio Secreto, de Tana French (opinião)



Opinião:
Tana French tem uma forma de escrever muito peculiar, os seus livros são para se ler com atenção, sem pressa.
Há um ano atrás num colégio feminino foi encontrado o corpo de um jovem, Chris Harper, em circunstancias pouco claras, apesar de terem um suspeito na altura, não conseguiram descobrir o assassino, passado um ano o que faz despoletar uma nova investigação é o facto de uma mensagem ter sido afixada no quadro do chamado sitio secreto, onde podem deixar mensagens de forma anónima, alguém deixou a foto do rapaz com uma frase – “Sei quem o matou”. O que será que levou alguém a escrever esta mensagem passado um ano?
Uma aluna vai entregar a mesma ao detective Stephen, que juntamente com a sua colega detective Conway, responsável pela investigação, se deslocam à Escola para iniciarem novos interrogatórios que vão durar um dia inteiro.
A investigação recai sobre dois grupos diferentes, vão tentar avaliar, descobrir o que foi descurado há um ano atrás na primeira vez que investigaram, estes dois grupos destacam-se pela amizade que as une: Holly, Julia, Becca e Selena e as suas rivais Gemma, Allison, Orla e Joanne.
Tudo se passa num dia, com base nos interrogatórios individuais, intercalados por flashbacks antes do assassinato, lentamente de uma maneira ardilosa, astuta ambos os detectives conseguem obter informações cruciais para o deslindar do crime cometido.
Perscrutando o passado e o presente de cada uma das raparigas, a partir de perspectivas diferentes, lentamente o detective Stephen começa aperceber-se que além de todo o mistério envolto na morte do jovem, existe um núcleo de amizade, lealdade entre as adolescentes que as une de uma maneira muito forte.
Os segredos que são desvendados mostram o que se passa dentro e fora das portas do colégio St Kilda, onde um grupo se esgueira à noite para preservar um pouco da sua sanidade com tantas restrições que suportam no dia a dia.
A tarefa dos dois detectives não é fácil, a amizade que une estas jovens é mais forte do que aquilo que estavam à espera, entrar nesse circulo e descobrir o que escondem, só mesmo através de muita persuasão, o que será feito de uma forma psicológica intensa.
O que levou a que alguém assassinasse o jovem, as razões, os motivos, foram o mote para este enredo intrincado, cheio de detalhes que nos escapam apesar de a leitura ser feita com minúcia e atenção, pautado de pormenores que estão lá, mas que escapam ao leitor.
Todo o suspense em torno destas jovens, o tentar interpretar e desvendar os seus segredos, através dos  interrogatórios que vão colocando dúvidas na nossa mente sobre quem estará a falar a verdade, torna sem dúvida este livro num jogo psicológico muito bem conseguido, assim como amizade que as une, esse é o outro ponto forte desta história. Uma autora que vale a pena ler. Recomendo.



0 comentários: