18/11/2015

Soberba Ilusão de Andreia Ferreira

Soberba Ilusão (Trilogia Soberba, #3)Soberba Ilusão by Andreia Ferreira
My rating: 4 of 5 stars

Sinopse
O fim está próximo, mas Carla não sabe. Depois da morte de Raquel, sente-se, mais do que nunca, desamparada. Concentra-se no próximo passo: expulsar o demónio Rita da sua vida de uma vez por todas. Porém, o anjo tem um plano, os demónios querem-na morta, amigos aliam-se com inimigos, e até aqueles em quem ela mais confia escondem segredos. Ela é o alvo, mas são os outros que tombam à volta dela. Tomar decisões não é tarefa fácil. Quem é aliado, quem é inimigo? Até onde vai o nosso dever para o bem maior, quando a vida de quem amamos está em jogo? Na excitante conclusão da trilogia, iniciada com Soberba Escuridão, Carla enfrenta o seu destino - as hordas do Céu e do Inferno parecem determinadas a utilizá-la quer ela queira quer não.

Opinião
Oh! Ana o que foste tu fazer?
O desfecho da Soberba está finalizado! (será?) A era de um ciclo onde acompanhamos as aventuras de Carla e Caael, protagonistas desta trilogia emocionante.
Neste soberba ilusão a história evolui de forma muito rápida, a chegada de Caael implica o afastamento de Ricardo, mas Carla está muito mais segura de si, bem o seu colar também a ajuda, e, desta vez, não serão os belos olhos de Caael que faram Carla voltar aos seus braços.
Mas começando por onde Andreia iniciou este livro… o seu início é de tal forma cru que o leitor fica cativo no seu primeiro capítulo, só desejamos saber mais, muito forte o início do livro.
Carla desesperada pelo desabar da sua família e da família de Miguel aceita ajuda de Caael para que juntos tentem eliminar o elemento que está a afetar ambas as famílias, a “diabrete” da Rita.
Nesta cruzada onde só pode contar consigo sem poder desabar com ninguém, Carla descura a sua família pondo em perigo a vida de Filipe, seu querido irmão, quem não gosta é sua mãe que não compreende a atitude da filha, sua mãe culpabiliza Carla desta somente estar interessada nas suas saídas nocturnas que são mais importantes que sua família, o gelo cresce entre ambas.
Filipe com o afastar de sua irmã e a sentir a sua família deteriora-se fica um alvo demasiado fácil para os demónios que querem destruir Carla, a janela de oportunidade foi criada e os demónios não a desperdiçarão. Quando Carla toma consciência do estado de Filipe vê como única salvação o professor Luís, este em conjunto com o padre Pedro iram no auxílio de Carla.
Ricardo que recebe um ultimato de Caael para desaparecer de Portugal, sente-se na obrigação de ajudar Carla na sua batalha contra os demónios e tentar de alguma forma reclamar para si o amor de Carla. Ana que oscila entre o amor por Ricardo e amizade por Carla, bem como o ódio pelo amor de Ricardo por Carla, vai traçar ela própria a sua história.


O final desta trilogia é no mínimo empolgante Andreia consegue-se superar o que por si só já é extraordinário, a sua escrita evolui, está mais refinada, sente-se o amadurecimento dessa escrita, sente-se as suas profundas pesquisas sobre diversos temas que nos contempla num enredo bem elaborado e estruturado.
Não será por mero acaso que Filipe o menino, até aqui inocente, têm um papel preponderante neste livro e que serve de base para sustentar situações do nosso quotidiano, Andreia cria histórias que revoltam o nosso ser o nosso interior fica chocado e revoltado com tais situações no momento seguinte outras histórias fazem-nos sentir o oposto histórias mais relaxantes que acalmam, um livro com histórias numa bipolaridade muito característica da nossa humanidade. E com tudo isto até parece que esquecemos o essencial desta trilogia uma trilogia baseada no tema fantástico… bem só posso dizer isso mesmo “ – Fantástico a simbiose entre o fantástico e o real”.

A viagem que fazemos torna-se demasiado rápida e alucinante o livro evolui sem que o leitor o note, o enredo está tão bem estruturado que o livro é devorado num folgo. Repleto de pormenores deliciosos que os leitores bracarenses os podem sentir mais seus.
A leitura vertiginosa termina num esgar sarcástico, cheguei a vaguear o meu pensamento “… que raios Andreia, andei a seguir a Carla durante tanto tempo para agora me ofereceres este desfecho ?!?..”
Concluído o livro ficamos com um desejo de ter um Soberba Continuação, a reviravolta final é muito interessante e no mínimo surpreendente, digo-o eu, um final muito bem conseguido.

Andreia conseguiu de forma surpreendente finalizar uma trilogia fantástica.

View all my reviews

0 comentários: