07/12/2015

Retalhos de Uma Jornada de Sandra Estevão Rodrigues

Retalhos de Uma JornadaRetalhos de Uma Jornada by Sandra Estevão Rodrigues
My rating: 4 of 5 stars

Sinopse
Numa praia ao Sul de Portugal, um casal de jovens apaixonados enfrenta os desafios do chamamento para a guerra do Ultramar, o nascimento de um filho saudável que, por dois acontecimentos (um de doença e outro fruto de descuido) começa a apresentar perturbações no seu desenvolvimento, o regresso da guerra com as suas sequelas e toda uma mudança de vida.
Vidas que se cruzam, que escondem segredos, vidas que tomam rumos muito diferentes, que partilham, que se perdem e se reencontram. Ingredientes que não deixarão o leitor indiferente aos retalhos desta jornada.

Opinião
Um livro que retrata de uma maneira muita genérica a sociedade portuguesa num pós Ultramar e os desafios que essa guerra representou para a sociedade civil portuguesa. Sandra Rodrigues, a autora, suporta-se numa família Lúcia e Jeremias para de uma forma muito simples e poética descrever aquilo que as famílias portuguesas enfrentaram após a sociedade masculina (maioritariamente essa) ter sido desfeita psicologicamente numa guerra sem sentido aparente, e o árduo esforço da sociedade feminina (mais uma vez maioritariamente essa) em manter um lar e um pais numa aparência imaculada sem os recursos, financeiros e emocionais, necessários para tal.
E por muito que olhemos para o lado estas são as bases da nossa sociedade: homens abandonados numa psicose mortífera e mulheres sem opções ou recursos de uma sociedade sem instrução parca e repleta de preconceitos.

O tema dos filhos é abordado de uma forma muito interessante, João filho Lúcia e Jeremias após uma doença, onde todo o desenrolar do desespero de uma mãe em contraste com uma classe que naqueles tempos incutia uma áurea de superioridade nos pacientes aliada ao apoio dos mais idosos, que na sua ideologia os doutores (médicos, engenheiros, advogados, empresários, professores, etc.…) estriam sempre corretos e não deveria ser contestados ou importunados, e assim tal como na história muitas “doenças” não foram evitadas e o João lá terá de sobreviver uma vida com trissomia 21 e todos os “coitadinho” de uma sociedade mal preparada e obtusa na ajuda à diferença e inclusão, mas se pensarmos bem é um estigma que ainda não conseguimos ultrapassar.

Um livro onde a bondade das personagens pouco abunda, mas mesmo assim a escrita muito linear e quase poética dão ao livro um ar de personagens agradáveis.

Um livro que para mim foi uma alegre surpresa, muito bem escrito, simples e direto.


View all my reviews

0 comentários: