08/12/2015

Vidas Roubadas, de Mary Kubica (opinião)



Opinião:
Vidas Roubadas é o segundo livro de Mary Kubica, é diferente do anterior Não Digas Nada, mas igualmente muito bom quanto a mim.
A narrativa é contada do ponto de vista de três personagens, de Heidi, do marido Chris Wood, e da jovem Willow.
Talvez devido à sua vida profissional que auxilia quem precisa como assistente social, mas, também pela forma de ser enquanto pessoa, Heidi não consegue ficar indiferente ao sofrimento dos outros, ela gosta de ajudar, por isso quando vê uma jovem pouco mais velha que a filha, na estação de comboios, ao frio com um bebé ao colo, não consegue abstrair-se ou esquecer essa imagem que viu, é mais forte do que ela. Por isso uns dias mais tarde sem dar conhecimento ao marido e à sua filha Zoe de doze anos, leva ambas para casa, correndo o risco de meter alguém desconhecido no seio da família, sem pensar nas consequências do seu acto.
É em torno destes três personagens que a autora habilmente tece o enredo desta narrativa, e retrata o que passa nas suas mentes, transmitindo ao leitor aquela sensação de que nada é o que parece.
A história de vida da jovem Willow não deixa ninguém indiferente, assim como o mistério em torno do seu passado, em especial as revelações que vão sendo feitas sobre o que passou, choca quem está a ler.
Por outro lado a sua presença e a da bebé vão despertar e reabrir feridas em Heidi, que aparentemente estavam saradas, o que provoca uma mudança nesta personagem que nos surpreende, mostra a fragilidade do ser humano, mas também que o seu casamento com Chris já teve dias melhores, e isso é evidente à medida que avançamos na leitura, a sua desconfiança, a insegurança, os ciumes.
E apesar de a história ser previsível, a mesma torna-se viciante ao ponto de manter o interesse do leitor até ao fim, pois queremos saber o que aconteceu no passado destas personagens. 
Vidas Roubadas é sem dúvida um thriller psicológico perturbador, que nos agarra, pelos temas fortes que a autora aborda, traumas que deixam marcas profundas, segredos que nos deixam em suspense e que queremos ver revelados, o que faz com que se leia o livro num ápice. Gostei muito.



0 comentários: