31/03/2016

As Coisas Que os Homens me Explicam, de Rebecca Solnit, nas livrarias a 8 de abril

As Coisas Que os Homens me Explicam
Rebecca Solnit
Género: Ensaio 
Tradução: Tânia Ganho 
N.º de páginas: 168 
Data de lançamento: 8 de abril 
PVP
: 15,50€ 

De uma das mais aclamadas ensaístas americanas.   
Da autora de Esta Distante Proximidade, chega o livro que deu origem à palavra do ano de 2013: mansplain [explicar algo a alguém, habitualmente um homem a uma mulher, de modo condescendente ou paternalista].  

«Este pequeno livro vibra de força e espírito.» Boston Globe  

«Feminista, frequentemente divertido, inflexivelmente honesto e contundente em muitas das suas conclusões.» Salon  

Neste conjunto de textos, a desigualdade de género é analisada através de diferentes manifestações de violência contra as mulheres, facilmente observáveis, mas quase sempre desvalorizadas pela sociedade em geral. Do tratamento condescendente ao silenciamento, são múltiplas as formas de opressão e violência sobre as mulheres: a descredibilização, a exploração, a agressão física e, em alguns casos, a morte. 
Solnit começa por contar um episódio cómico, em que um homem lhe explica um livro que não leu e que foi ela que escreveu. Este episódio deu origem a um texto postado no blogue «TomDispatch» e teve uma repercussão enorme. Foi assim cunhada a palavra mansplain para a linguagem condescendente usada pelos homens quando explicam às mulheres coisas que elas sabem e eles, muitas vezes, não sabem.  
 
Sobre a autora:
Rebecca Solnit é escritora, jornalista e historiadora da cultura. É feminista, ativista de questões ambientais e dos direitos humanos. Multipremiada autora de mais de uma dezena de títulos publicados, Solnit colabora regularmente com as revistas Bomb, Wired e Harper’s Magazine. Wanderlust: A History of Walking, A Field Guide to Getting Lost e River of Shadows (galardoado com o National Book Critics Circle Award e o Mark Lynton History Prize) são alguns dos seus livros mais importantes. Em 2015, a Quetzal publicou Esta Distante Proximidade. 

 

0 comentários: