01/05/2016

A Livraria dos Finais Felizes, de Katarina Bivald.



Opinião:
O titulo e a capa seduz qualquer amante de livros, depois a sinopse fala-nos de alguém com quem facilmente nos identificamos, por tudo isso A Livraria dos Finais Felizes é daqueles livros que iria comprar sem dúvida.
A troca de correspondência e de alguns livros, entre duas mulheres distintas, Sara de 28 anos, que vive na Suécia, e Amy de 65 anos que vive na América, numa localidade no meio do nada chamada Broken Wheel, resulta em Amy convidar Sara a visitá-la e, a passar umas férias com uma amiga com quem se identifica na sua paixão por livros.
Sara a personagem central deste romance é uma rapariga simples, comum, tímida, sem amigos, acabou de perder o emprego numa livraria, nada a prende no seu país, por isso esta ida à América apresenta-se como uma aventura, sendo alguém que admite gostar mais da companhia dos livros do que das pessoas.
A acção deste romance decorre precisamente na localidade Broken Wheel, no meio do nada, com poucos habitantes, Sara depara-se com um grupo heterogéneo de moradores, que se vêem “obrigados” a interagir com ela, pois quando chega descobre que Amy morreu. Apesar disso o interessante nesta narrativa é que Sara não se sente estranha, nem deslocada no meio destes estranhos, sente-se em casa pela primeira vez, e percebemos isso porque no decorrer desta narrativa foram inseridas cartas que Amy escreveu na primeira pessoa a Sara, onde descreve a localidade e os seus habitantes.
E já que se encontra ali, Sara decide dar alguma dinâmica à aquele lugar, abrindo uma livraria num lugar onde ninguém gosta de ler, a única que gostava era Amy, como é que Sara pode mudar isso? Como é que pode influenciar estas pessoas?
Foi muito giro acompanhar todas as peripécias destes personagens na sua tentativa de cuidar de Sara, ao fazê-lo e sem se aperceberem vão evoluindo de uma maneira ou de outra que muda a sua forma de encarar a vida, Sara consegue quebrar barreiras através dos livros, resulta numa entre-ajuda entre todos. Gostei imenso das referencias que a autora introduz citando outros autores e livros durante a narrativa, pois não fosse este um livro sobre livros (o único senão foram os spoilers sobre outros livros que por acaso já li alguns).
Em suma A Livraria dos Finais Felizes, não sendo um romance perfeito, consegue cativar com uma história muito divertida, bem-disposta, pois apresenta-nos um leque de personagens peculiares, muito engraçados, que me fizeram sorrir várias vezes, trata-se de um livro com o qual me identifiquei ou não fosse eu também uma apaixonada por livros, vale a pena ler.

Sinto exactamente isto quando abro um livro novo:
Citação:
- Consegues senti-lo? O cheiro de livros novos. Aventuras por ler. Amigos que ainda não conheceste, horas de escape mágico à tua espera.



0 comentários: