26/06/2016

Dançando Sobre Vidro, de Ka Hancock



Opinião:
Quando peguei neste livro que apareceu de surpresa cá em casa, pensei se não iria arrepender-me, não me estava a apetecer ler sobre dramas que me fizessem ficar de lágrimas nos olhos, pois quando lemos a sinopse percebemos que trata-se de uma história de amor com muitos obstáculos pelo meio, mas em especial porque aborda temas infelizmente bastante comuns hoje dia, as doenças mentais e o cancro, mas isso não aconteceu, porque apesar de tudo, a autora soube fazê-lo de uma forma leve, descomplicada.
Lucy Houston e Mickey Chandler são os protagonistas desta narrativa, ela tem todas as probabilidades de contrair cancro da mama devido ao histórico familiar, e ele é bipolar, conhecem-se, apaixonam-se e decidem arriscar numa relação que à partida parece condenada. Ponderam e sabem aquilo que vão enfrentar, estão dispostos as correr esse risco, mas, com condicionantes e regras que tem que cumprir se querem que o seu casamento dê certo, e bem cientes daquilo que os espera, decidem ficar juntos. Narrado por ambos, temos a perspectiva individual dos seus pensamentos e sentimentos, de como cada um vai enfrentado diariamente, tudo o que possa surgir para os colocar à prova, e isso aproxima-nos mais dos personagens, ajuda-nos a entender o porquê da sua maneira de agir e da tomada de certas decisões.
A personagem feminina é sem dúvida um exemplo de confiança, de optimismo, pois a forma como Lucy encara os problemas, a doença e a bipolaridade do marido é exemplar, mas, como tudo na vida, nada é definitivo, nem garantido, acontece o imprevisto, não estava nos seus planos, e a partir daqui tudo muda, claro que sabemos como vai ser o desfecho.
A autora quis passar uma mensagem através desta história e consegue, faz-nos pensar nas coisas que são deveras importantes, e de como encarar e superar obstáculos através do amor, com a ajuda da família e dos amigos, aquelas pessoas que queremos ter presentes na nossa vida para o que der e vier, por isso sentimos facilmente empatia pelo leque de personagens que rodeiam este casal.
Dançando Sobre Vidro, trata-se de uma história de amor tocante, sim, mas também de relações familiares, de amizade e de superação, fez-me reflectir naquilo que importa, lê-se muito bem, gostei.


 

0 comentários: