20/06/2016

O Guardião Invisível - Trilogia do Baztán Vol 1, de Dolores Redondo



Opinião:
O Guardião Invisível, é o primeiro livro da trilogia do Baztán, onde o imaginário e a mitologia se entrecruzam na vida real. Um livro que queria muito ler desde que foi publicado através de outra editora, ainda bem que a Planeta pegou nesta trilogia, pois fiquei rendida, surpreendeu-me.
A acção decorre no país vizinho, em Espanha, numa localidade chamada Elizondo, conhecemos a protagonista, Amaia Salazar, a inspectora da Polícia Foral, que fica encarregue da investigação da morte de uma jovem cujo o corpo é encontrando nas margens de um rio, trata-se de um crime macabro, existe um ritual em torno do cadáver, e infelizmente não será o único, mais crimes acontecem e semelhantes. 
Mas o maior problema para Amaia não vai ser o desvendar dos crimes, apesar da sua complexidade, vai ser sim o regressar às suas origens, e relembrar um passado sombrio, onde fantasmas a atormentam, e que não a deixam concentrar-se totalmente na investigação, tudo o que a rodeia faz despoletar traumas adormecidos.
Não deixando nunca de ser profissional, tem que lidar também com colegas que não a aceitam a cem por cento, mas há que lidar com todos os obstáculos numa corrida contra o tempo para travar este assassino, que se esmera no requinte macabro na forma como deixa os corpos, crimes cuja a descrição é repleta de detalhes forenses que autora não se inibiu de descrever de forma pormenorizada.
Depois existe todo um leque de personagens interessantes, outros problemáticos, que chegam a ser ao mesmo tempo perturbadores, e todos no conjunto são importantes para o desenrolar destes crimes.
Confesso que O Guardião Invisível, foi diferente daquilo que estava à espera, levou-me por outros caminhos, é mais do que um policial, retrata dramas familiares, apresenta-nos um enredo com mistério e suspense, tendo como pano de fundo uma aldeia onde o povo tem a suas superstições, as suas crenças fala-nos da cultura da região basca, do seu folclore regional, do seu misticismo, das suas lendas, com um toque de sobrenatural, fiquei envolvida durante toda a trama de uma forma inesperada, mas é tudo isso que dá um toque especial e diferente a este thriller, tornando-o viciante e até certo ponto original. Muito bom, recomendo.
Ansiosa para pegar já no segundo volume - Legado dos Ossos.



0 comentários: