18/06/2016

Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman



Opinião:
Este é daqueles livros que nos deixam bem-dispostos, retrata um homem de 59 anos, que perdeu a esposa, é intragável, de mau feitio, avesso a conversas e futilidades, mas as suas peripécias fizeram-me sorrir ao longo da leitura.
Quando Ove decide colocar termo à sua vida, estava longe de imaginar que teria tantos entraves nessa sua odisseia, pois sendo uma pessoa solitária, isolada, rezingona, que não se dá com os vizinhos, que impõe regras no bairro que habita e obriga os outros a cumpri-las, o que provoca mau ambiente ao ponto de se deixarem falar, como é que consegue ser tantas vezes incomodado pela vizinhança ao ponto de o impedirem de concretizar o seu objectivo, que é morrer? Ove não estava nada preparado, nem à espera da intromissão na sua vida da parte dos vizinhos, é precisamente a aí que vai ver a sua rotina virada de pernas para o ar, e os seus planos a irem por água abaixo.
Como a narrativa é feita entre o presente e o passado do protagonista, ajuda-nos a entender a maneira de agir deste personagem, que no fundo é uma pessoa honesta e justa perante os outros, bastante directo, e diferente na forma como vê as coisas, apenas entrou numa fase em que não lhe interessa viver depois de ter perdido o amor da sua vida.  
É um facto, que este livro aborda um tema sério, mas o autor faz isso de uma forma humorística.
É por isso isso que esta narrativa se torna tão divertida, ao mesmo tempo que nos faz reflectir, por vezes ignoramos quem nos rodeia no dia a dia, saímos de manhã e voltamos à noite e pouco conhecemos dos nossos vizinhos, mas quem sabe se um dia não iremos precisar deles ou eles de nós.
E se pensamos que não vamos gostar deste personagem de mau feitio, estamos muito enganados, vamos sentir empatia por ele, pelo seu sentido de justiça, e de solidariedade, pelo amor que nunca deixou de sentir pela esposa, ao mesmo tempo que é caricato e hilariante nas suas atitudes. A escrita directa, mas bem-humorada também ajuda, pois tem impacto sobre o leitor, coloca-nos de bom humor, e deixa-nos uma mensagem implícita, o quanto os outros podem mudar a nossa vida e nós a dos outros. É sem dúvida uma história tocante e divertida que nos faz bem, por isso recomendo.

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Para mais informações sobre o livro  aqui




0 comentários: