19/02/2018

Louca, de Chloé Esposito



Opinião:
“Louca” surpreendeu-me, porque não estava à espera de ler um livro tão sarcástico e com humor negro à mistura.
Trata-se de uma narrativa em que a acção decorre em Londres e na Sicília no espaço de uma semana, e expõe os sete pecados capitais, que são a base do enredo. (Só acho que a sinopse não devida revelar tanto do conteúdo do livro). Tem como protagonistas as gémeas Alvie e Beth, mas, destaca-se sem dúvida a personagem Alvie Knightly, que faz jus ao titulo desta obra, é uma protagonista peculiar, completamente louca, imoral, vive na corda bamba. As gémeas não podiam ser o mais oposto uma da outra, já Beth, é perfeita, e tem uma vida de sonho.
O livro é narrado pela própria Alvie, que logo de inicio se nota que não é uma personagem credível, desprovida de sentimentos, comete actos impensáveis, que levam a acontecimentos insólitos, uns atrás dos outros. Durante a narrativa interrogava-me se aquilo que nos relata do seu passado, os ciúmes doentios que sente da irmã, foi realmente a infância ou a  adolescência que a moldaram e a tornaram na pessoa que é. Gostava que a autora esmiuçasse mais um pouco sobre este assunto, até que ponto é verdade ou mentira o que nos conta sobre o passado que a ensombra, não sei.
Também não sei o que sentir em relação a esta protagonista, tanto cria em nós empatia, como a seguir repúdio pelas acções que pratica, pois faz qualquer coisa a qualquer custo, mas qualquer coisa mesmo, para ela não existe limites, só quer sobreviver, e o rol de mentiras torna-se num novelo de lã, numa bola de neve que se vai tornando cada vez maior. Gostei de algo nela, foi o seu gosto literário, as obras que mencionou, clássicos, demonstra bom gosto.
Em suma, temos uma protagonista atípica, louca, promiscua, demasiado imperfeita, que protagoniza cenas tão caricatas que me fizeram dar umas boas gargalhas, não acho que o livro possa realmente ser classificado de um thriller, é verdade que são cometidos crimes e bastante macabros,  mas depois por outro lado as cenas de sexo explicito não são muito habituais nesse género literário, assim como o humor e o sarcasmo, pois chega a ser hilariante, mas são todos esses ingredientes juntos que o tornam numa leitura compulsiva.
Sem duvida que a autora foi ousada ao estrear-se com esta obra, sendo este o primeiro livro de uma trilogia, com muita imaginação, é refrescante e surpreende, por isso gostei, e espero ler a continuação.

0 comentários: