13/11/2012

Mr. Chartwell de Rebecca Hunt

Opinião:
Rebecca Hunt autora deste livro resolveu levar-nos ao ano em que  Winston Churchil se reformou em 1964, aos oitenta e nove anos, vamos acompanhar a sua última semana  no parlamento, depois de 60 anos no activo. Mas ele depara-se com uma sombra, que só ele vê, um cão, o qual lhe chama “Black Dog” - Cão Negro, mas não se trata de um cão qualquer, é a sua depressão  que o acompanha na sua vida, que o observa e fala com ele.

Mas este Cão Negro de nome  Mr. Chartwell decide  também visitar e tornar-se inquilino de Esther Hammerhans, uma jovem bibliotecária que vive sozinha desde que o marido Michael  se suicidou,  ainda está a tentar ultrapassar a sua perda. Ela aceita a sua presença na sua casa, aluga-lhe um quarto, mas, isso não a vai ajudar em nada na sua solidão, só vai agravar mais.

Nesta narrativa a depressão tem  a forma de um cão preto muito grande, colossal com dois metros de altura e malcheiroso, que entra na vida destas duas personagens,  ganhando a sua confiança, e sorrateiramente tentando “destruir-lhes” a vida, isolá-los daqueles que os rodeiam.

Tem realmente humor pois se pensarmos bem num cão que fala com as pessoas ainda por cima chato e que cheira mal, torna-se por vezes irritante e outras amável,  os diálogos entre Esther e Mr. Chartwell  fizeram-me sorrir, e chega a ter cenas hilariantes entre ambos.

No final quando Esther se encontra com Churchil para uma entrevista na sua casa, e está a escrever à máquina, Churchil apercebe-se que ela também vê o cão e aconselha a não ouvir e a não falar com ele. Uma luta que ela terá de travar sozinha e com muita força de vontade, para expulsar aquela “presença imaginária” da sua vida.

É realmente uma narrativa estranha,  mas  que nos faz reflectir, escrita com muita imaginação, metafórica da parte da autora, aborda um tema sério e complexo que afecta muitas pessoas, mas de uma maneira muito peculiar, em que retratou a doença  depressão de uma forma totalmente invulgar e com um humor negro fora do normal.

Um livro original, divertido, inteligente, em suma uma leitura diferente. Gostei.

Pode ver o livro aqui


0 comentários: