28/01/2013

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey - O legado perdido do Castelo de Highclere



Opinião:
Gosto muito deste género de livro onde o biográfico e o histórico se misturam, por isso foi uma leitura muito rápida que fiz com muito agrado. Adoro saber sobre outros tempos, outras épocas como viviam, o que faziam, como se vestiam. Portanto este livro enquandra-se muito bem nesse aspecto. Gostei muito das fotos inseridas no meio dos capítulos, achei lindas, mostram-nos como era Lady Almina e a sua família, o Castelo, o pessoal que trabalhava para os Condes,  inclui cartas, páginas de jornais e revistas. 

A personagem marcante que sobressai já sabemos que  é Lady Almina, que aos 19 anos, em 1895 casa com o quinto Conde de Carnarvon e vai viver no Castelo Highclere, era filha ilegítima, mas herdeira de uma grande fortuna, isso ajudou a que casasse com o Conde.  Apesar de ser muito pequena 1,50m Lady Almina era muito bonita, tinha uma personalidade muito forte e sabia muito bem o que queria, somos transportados para dentro do Castelo de Highclere - podendo conhecer todo o seu esplendor e entender um pouco mais de seu funcionamento, a Condessa conseguia organizar festas de arromba como ninguém, mas isso implicava um trabalho de bastidores só possível graças aqueles que a serviam e eram muitos os criados, vestia-se sempre com muito primor para as ocasiões. Lady Almina sabia receber muito bem a sociedade Inglesa em grande escala, que incluiu o Príncipe de Gales.

Adorava viajar com o marido pela Europa, América e Extremo Oriente, mas foi para o Egipto que mais viagens fizeram pois o Conde juntamente com o amigo Howard Carter faziam escavações e descobriram o túmulo do Faraó Tutancamon. Os dois gastavam rios de dinheiro Almina e o Conde de Carnarvon, mas amavam-se e seu casamento foi um grande sucesso, sempre muito dedicada ao marido até à usa morte. Financeiramente apoiada por seu pai Alfred de Rothschild, tanto era muito gastadora e esbanjadora,  como generosa para as pessoas que a rodeavam e não só.
Já naquele tempo e tal como o fazem hoje, os média cobriam tudo o que era noticia no meio social, esmiuçavam ao máximo a vida da sociedade Inglesa.

Quando se inicia uma das épocas mais conturbadas da história da humanidade, a Primeira Guerra Mundial tudo vai mudar, Lady Almina rapidamente transforma o Castelo Highclere num hospital onde os feridos tinham todo o conforto, e aliás foi ela a fundadora de um Hospital em Londres, onde muitos homens foram salvos graças à sua dedicação, pois a enfermagem era a sua grande paixão, mostrou o seu lado humanitário. E demonstrou ser uma pessoa muito activa para a sociedade.

O livro faz-nos bastantes descrições sobre a Primeira Guerra Mundial, sobre o que os soldados passaram nas trincheiras e campos de batalha.

Só gostava de saber o que aconteceu a Lady Almina até à sua morte. Vale a pena ler esta narrativa pelo seu conteúdo rico em história e para conhecer uma personagem de grande valor como foi Lady Almina na sociedade Inglesa. Gostei imenso.

Pode ver o livro aqui 

 

0 comentários: