21/07/2014

Na Cama Das Rainhas – Os Amantes, de Juliette Benzoni (opinião)



Opinião:
De Messalina a Maria Luísa, passando por Isabel da Baviera, Maria Antonieta e Josefina, o destino galante das rainhas que marcaram a História.

Depois de ter lido Na cama do Reis, a curiosidade era muita em ler Na Cama Das Rainhas – Os Amantes, sim porque também elas, as rainhas, traíam, e muitas sem escrúpulos.
Casadas por imposição, por conveniência, por vezes para fazer aliança com outro país, e por outras razões, menos aquela que devia ser primordial - o amor, tanto as Rainhas com os Reis na maioria só se conheciam no dia do casamento, e raramente se apaixonavam um pelo outro. Sacrificavam a sua felicidade em prole do Reino.
Podia ser uma completa surpresa o casamento, tanto podia ser agradável para ambos, como podia ser detestável e um sacrifício para ambos.
Muitas vezes mal tratadas e ignoradas, humilhadas, as Rainhas procuravam refúgio e amor nos braços de outros homens da corte, e tinham relações extra-conjugais, que quando descobertas podiam acabar da pior maneira para os intervenientes.
Outras vezes elas tão jovens e bonitas eram dadas em casamento a um Rei já velho decrépito, degradante, e de aspecto asqueroso, claro que com tantos jovens de porte galante e bonitos na corte era normal que se apaixonassem e vivessem uma relação perigosa.
E é precisamente o que autora Juliette nos narra neste livro, não em forma de romance mas através de pequenos capitulos, onde nos apresenta uma personagem de cada vez ou seja uma Rainha e nos conta as suas aventuras e desventuras ao trair o Rei fora do leito conjugal.
São pequenas histórias resumidas, mas que chegam para termos uma percepção de como era viver e estar casada com alguém de quem não se gostava, era por isso procuravam refúgio nos braços de outrem, colocando em perigo a vida de ambos quando descobertos.
E achei muito giro o facto de algumas destas histórias terem-me relembrado de protagonistas de outros romances que já li, aqui numa forma muito sucinta, mas de igual interesse, apenas numa curta narrativa onde nos relata os seus envolvimentos e as suas aventuras amorosas.
A autora deu mais destaque às Rainhas conhecidas de Inglaterra e França, algumas chegavam a ser obcecadas pelo sexo oposto, no fundo sendo ou não Rainhas eram em primeiro lugar humanas, logo pessoas imperfeitas que cometiam erros, e que tinham desejos como o comum dos mortais.
Muita paixão, muito romance na cama das Rainhas, alegrias mas também tristeza, que levava por vezes a muitas lágrimas derramadas.
Mais uma vez com uma escrita fluída e cativante, é uma narrativa em que algumas histórias chegam a ser divertidas, e foi mais uma descoberta de novas personagens que fazem parte da história que desconhecia,  esta autora é incansável na pesquisa que faz, isso nota-se quando estamos a ler os seus livros, neste caso são capítulos cheios de informações sobre um passado e um período da história da humanidade que de alguma forma sempre me fascina. Gostei muito. 




 

0 comentários: