09/09/2014

A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea, de Romain Puértolas (opinião)



Opinião:
Quando vi capa e li o titulo só me surgiu uma palavra na mente“hilariante”, um livro que me apareceu de surpresa cá em casa, num dia que estava a precisar de arejar leituras, estava de saída e levo sempre um livro atrás, por isso levei este comigo, no local onde estava a dada a altura dei comigo a conter-me para não dar uma gargalhada, pois tinha pessoas sentadas perto de mim, mas não consegui deixar de sorrir, foi mais forte do que eu.
E realmente A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea, é desde o inicio uma incrível aventura hilariante sem dúvida, cheia de cenas caricatas, graças ao protagonista Ajatashatru Larash Patel, faquir de profissão, que vem a Paris a uma loja do Ikea para comprar uma cama de pregos.
Agora imagine a figura de Ajatashatru de fato e turbante a entrar num táxi a dar instruções para o levar à loja do Ikea, longe de imaginar que o taxista era cigano. E aqui temos logo um começo de quem engana quem, o cigano tentou enganar o faquir, que não se deixou enganar pelo mesmo, o cigano descobre que ele é que foi enganado, comecei-me logo a rir, com estes dois trafulhas.
É assim que temos o começo de um enredo cheio de cenas peculiares, chegado ao seu destino, o faquir  Ajatashatru, só tem de arranjar uma maneira de comprar a cama e voltar para a sua terra, mas isso não vai acontecer assim tão depressa.
Pois aquilo que planeou saiu-lhe furado e vê-se obrigado a passar a noite dentro da loja, onde por sua vez se tem de esconder dentro de uma armário, para não ser descoberto. Será neste mesmo espaço que conhece o amor, ainda que seja por breves momentos.
Não sabendo ele que esse armário iria viajar, e assim começa uma viagem que nunca pensou fazer cheia de peripécias.
Através deste personagem o faquir, o autor criou um enredo cheio de situações divertidas, que tem a capacidade de nos deixar bem dispostos, e que no fundo, transformam esta história numa "comédia".
Mas não é só um livro de humor, aborda questões complexas que nos fazem reflectir, como a imigração ilegal, a pobreza,  sobre o destino de muitos imigrantes ilegais, vamos sentir isso quando o protagonista conhece um grupo de imigrantes que viajam como ele clandestinamente, apesar das cenas engraçadas, não deixamos de reflectir neste drama tão real.
Uma viagem única que este faquir vai fazer, cujo o destino era França, acabou por passar por Inglaterra, Espanha, Itália, Líbia e conhecer um pouco de outras culturas. Outras pessoas, onde será bafejado pela sorte, mas temendo pela vida torna a fugir. Apesar de todos as peripécias  não esquece a pessoa por quem se apaixonou, será que a voltará a ver?
Sem nos esquecermos de Gustave o cigano vingativo, que não desiste de encontrar o faquir, cenas protagonizadas pelos dois que vão divertir o leitor até ao fim do livro.
Ler a odisseia deste faquir vale a pena, trata-se de uma história simples, mas que nos faz sorrir com todas as suas peripécias, uma leitura leve ideal para nos descontrair e abstrair do dia a dia e passarmos umas horas bem divertidas. Gostei e recomendo. 



0 comentários: