09/09/2014

As Mulheres Contra a Ditadura, de Cecília Honório, a 12 de setembro nas livrarias

Título: As Mulheres Contra a Ditadura
Autor: Cecília Honório
Género: História / Memórias
N.º de páginas: 340
PVP: 17,70€

 
Data de lançamento: 12 de setembro

A primeira “elite” de mulheres que lutou contra a ditadura no pós-guerra nasceu no Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUDJ, 1946-1957).

Filhas de juízes, de conservadores, de médicos, advogados, militares, ou de empresários, filhas de oposicionistas, republicanos sobretudo, elas foram jovens escolarizadas à procura de respostas políticas novas, diferentes das de seus pais. Burguesas, muitas universitárias, que arrastaram operárias e trabalhadoras rurais para o MUDJ, com a sua capacidade de liderança e de organização.
 
Este trabalho destina-se a dar visibilidade às raparigas do MUDJ, que arriscaram, estiveram presas, leram livros proibidos, recrutaram, discursaram, militaram nas campanhas, discutiram animadamente nos cafés, e desafiaram até a moral e os bons costumes do tempo, com a sociabilidade mista, que juntava raparigas e rapazes nos passeios no campo, nos piqueniques, ou cantando Lopes Graça. Vai à procura das que começaram a sua vida política no MUDJ e das muitas que passaram da luz à sombra, mesmo quando não desistiram de lutar contra a ditadura.

Sobre a autora:
Cecília Honório nasceu em 1962. Professora de História, doutorada em História das Ideias Políticas, deputada, publicou Manuel Fernandes Tomás (1771-1822), (AR/Texto Ed., 2009), Os Donos de Portugal, com outros autores (Afrontamento, 2010), A Natureza e o Homem nos caminhos do saber e do poder (INCM, no prelo).
 
 

0 comentários: