28/11/2014

O homem da areia, de Lars Kepler (opinião)



Opinião:
Sempre que leio um livro desta dupla penso que foi o melhor que li, mas depois de acabar de ler o quarto livro O Homem da Areia, concordo com o que está escrito na capa Os Kepler no seu melhor, e aconselho a quem comece a ler que tenha tempo para o fazer pois este livro devora-se, quando começamos é quase impossível largar e parar a sua leitura.
Bastou ler as primeiras páginas para que ficasse com os nervos à flor da pele, é o efeito que esta dupla tem ao escrever os seus livros, as suas histórias dão-me desconforto, mas é o que eu gosto num bom policial, num bom thriller é sinal que entramos mesmo no enredo e na pele dos personagens.
Trata-se de um enredo muito intenso e arrebatador, protagonizado pelo já conhecido Jonna Linna, um comissário pelo qual se sente empatia, este livro desvenda algo do seu passado, coisas que não entendíamos nos livros anteriores.
Em relação a esta história, um jovem dado como morto há sete anos aparece de repente numa ponte, está ferido, e com hipotermia, trata-se de Mikael Kohler-Frost. A questão que se coloca é onde é que o jovem esteve este tempo todo? O comissario Jonna tenta interrogá-lo, mas o jovem não consegue dar-lhe uma única pista, nem do sitio onde estava nem como é que conseguiu libertar-se, algo estranho, uma vez  que o responsável pelo seu desaparecimento se encontra há dez anos preso na psiquiatria de um hospital de alta segurança. Como sobreviveu e onde esteve este tempo todo a última vitima deste serial killer?
Joona sabe que para descobrir mais terá que se aproximar daquele que o privou de quem amava, Jurek Walter um assassino em série que nos recorda sem dúvida alguma Hannibal Lector, pela sua mente perversa e pelo que fez às suas vitimas, o próprio ambiente da ala psiquiátrica é sinistro, consegue causar-nos arrepios, tal é a intensidade que transmite e emana este serial killer, ele consegue que todos sintam medo dele, este misterioso assassino, Jurek, tem poder sobre as pessoas e que consegue atingir os objectivos que quer, mas para isso precisa de entrar na sua mente, coisa que não fez estes anos todos por estar isolado, será que pode estar prestes a fazê-lo?
Joona vai travar uma luta contra o tempo para descortinar a mente e o passado do assassino, e conseguir insignificantes pistas onde se possa agarrar, pois existem vidas em perigo.
Quem gosta de um bom thriller vai adorar este livro, eu senti-me arrepiada várias vezes durante a sua leitura, pois o enredo está tão cheio de tensão que é impossível não ficarmos envolvidos, mais uma vez os autores foram peritos na forma como descrevem as cenas mais chocantes, com detalhes mórbidos que causam uma sensação desconfortável o tempo todo.
Mas eu gosto de thrillers que me enervem durante a leitura, e que me provoquem adrenalina, e O Homem da Areia conseguiu fazer isso, com um enredo surpreendente, cheio de ritmo, mirabolante que nos deixa sempre na expectativa, nunca sabemos o que vai acontecer a seguir, devido ao suspense do mesmo, com um final que não esperava e me faz querer muito ler o próximo livro.
É sem dúvida um policial excelente, recomendo aos amantes do género que vão ficar surpreendidos.

Pode ler mais sobre o livro O Homeme da Areia aqui



 

0 comentários: