26/02/2015

Bertrand - Biochá, Zélia Sakai

Titulo: Biochá
Autora: Zélia Sakai
Género: Prático
Formato
: 16,5 x 24 cm
N.º de páginas: 144
Data de lançamento: 13 de março
PVP: 17,70€

Com um profundo conhecimento das plantas e das suas propriedades, Zélia Sakai apresenta o seu método de Biochá.
 
Como qualquer arte, o método do chá foi evoluindo ao longo de milénios consoante o espírito da época. No século XV, no Japão, o chá tornou-se um culto de estética – Chaísmo. A filosofia do Chaísmo não é um mero esteticismo na aceção comum do termo, porque incute pureza e harmonia, numa tentativa de enaltecer a essência das plantas.

Este método do Biochá, simbiose de conhecimentos do Ocidente e do Oriente e de uma vivência pessoal, é um culto de coexistência harmoniosa com a Natureza. Segue preceitos de colheita e sustentabilidade das plantas aromáticas e medicinais. De facto, o Biochá é preparado com folhas, pétalas de flores, inflorescências, frutos, caules e raízes, o que permite beneficiar das propriedades intrínsecas das plantas sem comprometer a sua perpetuidade.

Cada participante poderá experienciar uma bebida límpida, deliciosa e saudável, o Biochá, uma forma simples de extração das substâncias essenciais da parte da planta utilizada, patentes na autenticidade das cores, aromas e sabores.

Zélia Sakai
É detentora de conhecimentos tradicionais do Oriente e do Ocidente nas áreas de plantas medicinais e alimentação saudável. A tradicional aprendizagem – saber fazer – da cozinha portuguesa e da ancestral cozinha Shõjin motivou-a para a concentração, a reflexão e a criatividade.
Formada em Nutrição e Dietética na Life Science Association de Tóquio, consolidou aí a sua formação graças à complementaridade de saberes tradicionais e conhecimentos científicos.
Ao regressar do Japão, fundou a Casa da Paz, onde ao longo de 30 anos foi aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos, potenciando novas experiências no contacto assíduo com um ecossistema ecologicamente ordenado, reinventando a cada dia um modelo próprio da relação com tão especial mundo das plantas.
Neste contexto, desenvolveu o método Cozinhar com Afeto, Biochá e Viagem pelo Mundo das Plantas. Este último projeto foi integrado em duas escolas primárias em Lisboa.
É autora dos livros Guia Ecológico das Plantas Aromáticas e Medicinais e Harmonia das Cores, Aromas e Sabores, publicados pelo Círculo de Leitores.


2 comentários:

Fiacha disse...

Olá bom dia,

Ora aqui está algo que gostava muito de conhecer. Conheço pessoas que enquanto se vai na caminhada a subir uma Serra, identificam plantas, chás e sabem para que serve, algo que gostava também, mas duvido que venha a conseguir.

Bem chás ainda me safo, Cidreira, Luci-Lima, Príncipe ;D

um livro útil :)

Bjs

Unknown disse...

Olá :)

A minha avó tinha sempre uma dúzia de frascos com várias ervas para fazer chás para tratar muitas vezes mal estar que pudesse sentir, dores, infecções, gripe, etc.
Eu adoro chá, mas não conheço as plantas, devia ter aprendido com a minha avó :)))
bjs