01/02/2015

Estarás Sempre Comigo, de Anna McPartlin (opinião)



Opinião:
Estarás Sempre Comigo, quando li a sinopse fiquei a pensar que iria ler algo banal, idêntico a tantos outros livros, mas não, apesar de ter um inicio bastante triste, ao longo do livro somos levamos por caminhos que facilmente nos envolvem de uma forma positiva e muito divertida.
A protagonista Emma uma jovem de vinte e pouco anos perde o namorado e companheiro de longa data, John, este morre num acidente, e a questão aqui é como se sobrevive a uma perda destas? Ninguém está preparado para aceitar a morte de quem se gosta e continuar a viver.
Emma precisa de fazer o seu luto, sentir a dor e chorar a sua perda, para mais tarde se redescobrir e recomeçar a viver de novo.
Se pensa que vai ler sobre uma história triste de sobrevivência, engana-se, a autora agarrou num tema doloroso e conseguiu transformar em algo que nos faz acreditar que apesar da enorme dor que se tem de perder alguém é possível continuar e a viver, e mais importante ser-se feliz, pois certamente seria o que a outra pessoa iria querer para nós.
Foi o que aconteceu a Emma que teve o amparo da sua família e amigos que a ajudaram a superar a sua perda, a sua dor, a amizade está bem patente no tema deste livro, é a amizade que por vezes é o grande baluarte de quem precisa. E Emma teve esse apoio incondicional das suas duas amigas Clodagh e Anne e do amigo de longa data Seán, provam quão importante é não afastar-nos das pessoas nestas alturas e estar presente diariamente na sua vida, pessoas com as suas imperfeições mas que estão lá quando se mais precisa.
Somos confrontados com uma amizade única e especial que nos fazem sorrir ao longo da narrativa, que em vez de a tornar triste, torna alegre e cheia de momentos caricatos o que torna esta história tão especial.
Com uma escrita simples e fluída e de forma divertida a autora deixa uma mensagem que nos faz reflectir, é possível sobreviver a uma grande perda e ainda assim voltar a ser-se feliz com a ajuda dos amigos, a família que escolhemos para nos rodearem e estarem ao nosso lado nos bons e maus momentos.
Uma história sobre o poder da amizade franca e sincera, pejada de emoções, onde os personagens são o ponto forte, são engraçados, divertidos cada um com os seus problemas, as suas imperfeições, a sua personalidade, mas que facilmente nos identificamos com eles, pois à sua maneira nos ensinam que se deve seguir em frente, uma narrativa sobre um tema sensível, mas que se torna divertida devido ao humor patente que nos faz sorrir ao longo da sua leitura. 


0 comentários: