13/03/2015

Em Busca de Segurança, novo livro de Joseph E. Stiglitz, a 13 de março nas livrarias

Titulo: Em Busca de Segurança
Autor: Joseph E. Stiglitz e Mary Kaldor
Género: Economia
Tradução: Sara M. Felício
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 560
Data de lançamento: 13 de março
PVP
: 22,20€

«Este livro expõe diretamente as falhas do governo global e oferece soluções pragmáticas para a construção de um mundo seguro, sustentável e pós-crise.» George Papandreou, ex-primeiro-ministro grego

Os ensaios nesta coletânea enfrentam corajosamente a questão da procura de segurança decorrente das crises sociais, económicas, ambientais e políticas, e das transformações ocorridas no nosso século.
Num mundo globalizado, sem a presença de um governo global, com um sistema de governação global que não está a altura da tarefa, como conseguiremos alcançar a segurança sem recorrer ao protecionismo e ao recuo da globalização?

Joseph E. Stiglitz e Mary Kaldor e os seus colaboradores fazem nestas páginas uma análise ampla e equilibrada da paisagem global e dos fatores que contribuem para o crescimento da insegurança, não esquecendo o impacto da violência sobre o ambiente e as cidades, e abordando ainda o futuro da governança global.
Joseph E. Stiglitz é professor universitário e copresidente da Comissão de Pensamento Global na Universidade de Columbia. Vencedor do Prémio Nobel de Economia em 2001, é um dos principais autores do relatório de 1995 do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas – entidade que em 2007 partilhou o Prémio Nobel da Paz com Al Gore. Foi presidente do Conselho de Consultores Económicos dos Estados Unidos durante a administração Clinton e foi economista -chefe e vice -presidente sénior do Banco Mundial, de 1997 a 2000. Publicou recentemente o livro O Preço da Desigualdade (2013, Bertrand Editora).

Mary Kaldor é professora de Governança Global e diretora do Núcleo de Investigação em Sociedade Civil e Segurança Humana da London School of Economics. É autora de vários livros e foi fundadora do European Nuclear Disarmament (END) e da Helsinki Citizen’s Assembly. É presidente do Grupo de Estudos de Segurança Humana.

0 comentários: