03/07/2015

Bertrand Editora - Vítor Pavão dos Santos - Prémio Amália 2015

Vítor Pavão dos Santos  - Prémio Amália 2015

Autor de ‘O Fado da Tua Voz – Amália e os Poetas’ vê reconhecido o seu papel na divulgação da carreira de Amália Rodrigues.

Foi esta manhã anunciada a distinção atribuída a Vítor Pavão dos Santos. O Grupo BertrandCírculo congratula-se por esta distinção ao autor Vítor Pavão dos Santos e orgulha-se de ter publicado no ano passado o seu mais recente livro sobre a artista – que terá sido mais um contributo para partilha de conhecimento e homenagem a Amália Rodrigues.
Vítor Pavão dos Santos é um profundo conhecedor do teatro, do cinema e da revista à portuguesa e conheceu Amália Rodrigues como poucos, sendo um confesso admirador da cantora.
O júri destacou o “extraordinário papel” de Vítor Pavão dos Santos na divulgação da carreira de Amália Rodrigues. O historiador foi o seu primeiro biógrafo tendo, em novembro do ano passado, publicado pela Bertrand Editora, uma coletânea de todos os poemas em língua portuguesa cantados pela fadista, com o título O Fado da Tua Voz – Amália e os Poetas, fazendo uma recolha exaustiva e enquadrada historicamente, que inclui poemas de fados cuja gravação permanece ainda inédita.

Sobre o autor
Licenciado em História de Arte, foi fundador e diretor do Museu Nacional do Teatro e esteve na base da criação do Museu Nacional do Traje. Desenhou cenários e figurinos para dezenas de espetáculos de peças de autores portugueses e internacionais. Publicou em jornais e revistas, especialmente em O Jornal e no semanário de espetáculos Se7e, sendo também autor de vários livros dos quais se destacam A Revista À Portuguesa (1978), Amália, Uma Biografia (1987) e a fotobiografia Amália, Uma Estranha Forma de Vida (1992).
Sobre o Prémio
O prémio Amália é instituído pela Fundação Amália Rodrigues desde 2005, e este ano passou a distinguir apenas uma personalidade. O galardão é atribuído «a alguém que faça algo novo ou de muito valor» explica Paulo Valentim da Fundação Amália Rodrigues.
O júri integrou Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado da Cultura, a cantora Simone de Oliveira, os fadistas Rodrigo e Maria Amélia Proença, e o jornalista Nuno Lopes, da agência Lusa. O prémio será entregue dia 6 de outubro no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa.




0 comentários: