16/09/2015

«Avaliar é Preciso?» - Um livro que dá resposta às angústias dos professores

Título: Avaliar é Preciso?
Autoras: Anabela Costa Neves e Antonieta Lima Ferreira
N.º de Páginas: 160
PVP: 14,00 €
Género: Não Ficção/Ensino e Educação
Nas livrarias a 23 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Serão as minhas avaliações justas? Como posso decidir bem apesar das pressões? Como aprender e ensinar com o erro? Como ler as notas do meu filho? Como aprender auto-avaliando-me? Como se fazia antes de se usar folhas de cálculo?

Avaliar é Preciso?, de Anabela Costa Neves e Antonieta Lima Ferreira, é um guia que responde a estas e outras questões que fazem parte do quotidiano de professores e formadores. Mas não só deles. É um livro útil para professores e formadores, mas útil também para os pais. Mais é útil para todos os que têm inevitavelmente de tomar decisões no seu dia-a-dia. No fundo, avaliar é uma acção constante, que requer confiança e determinação.

Avaliar é Preciso? é um guia prático e útil nos dias de hoje, onde as competências e conhecimentos de cada um são alvo de avaliação. Escrito por Anabela Costa Neves e Antonieta Lima Ferreira, ambas Mestres em avaliação e com vasta experiência na área da Educação, este é um livro que apresenta as práticas, regras e procedimentos técnicos, bem como os critérios de classificação e avaliação a usar. Um guia indispensável para todos os avaliadores: professores, formadores e para quem tem de tomar decisões no dia-a-dia. Nas livrarias a 23 de Setembro.

Sobre as autoras:
Anabela Costa Neves - Diplomada pelo Magistério Primário de Lisboa, licenciada em Filosofia – U. Nova de Lisboa, mestre em Avaliação – U. Católica Portuguesa (UCP). Foi professora do Ensino Básico, fez alfa­betização de adultos, leccionou Filosofia e Psicologia, foi assistente e investigadora na UCP e directora-geral do Departamento do Ensino Secundário. É formadora em ava­liação das aprendizagens e do desempenho docente. Co-autora de várias publicações na área da avaliação.


Antonieta Lima Ferreira- Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – U. de Lisboa, mestre em Avaliação, no Instituto da Educação (U. Lisboa). Foi directora de Serviços de Exames, no Gabinete de Ava­liação Educacional (Ministério da Educa­ção e Ciência). É professora de Português no Ensino Básico e Secundário, assessora técnico-científica do Conselho Nacional de Educação e formadora em avaliação das aprendizagens. Co-autora de várias publica­ções na área da avaliação.




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