01/10/2016

Viver Sem Ti, de Jojo Moyes



Opinião:
Quando sai uma sequela de um livro que gostámos bastante as dúvidas pairam na nossa mente - O que é que a autora nos poderá trazer de novo que nos possa surpreender depois daquele final? Será que é tão bom quanto o primeiro? Depois de ler Viver Depois de Ti, o receio de ficar decepcionada estava presente durante a leitura, mas não aconteceu, não é como o primeiro como é óbvio, que é muito emotivo, e não provoca tanto impacto, nem poderia, pois, falta um dos personagens principais que nos conquistou, mas gostei muito.
Viver Sem Ti é voltar à personagem que nos cativou Louisa Clark, que nos fez sorrir com a sua forma de ser, a sua simplicidade perante a vida, a sua natureza bondosa e o facto de ver sempre o lado bom das pessoas, é dar continuidade a esta personagem especial, que Will conseguiu mudar, foram sem sombra de dúvida duas personagens especiais.
E de facto existem pessoas assim, que entram na nossa vida e tem a capacidade de influenciar e tornar os outros em pessoas melhores, na forma de ver e encarar a vida, Will teve esse efeito em Lou, e isso ficou mesmo depois de ter partido, sentimos a sua presença, é certo que durante esta narrativa apeteceu-me abanar várias vezes a protagonista, para acordar para vida, tornar-se mais decidida, mas por outro lado entende-se, é apenas a Lou a ser ela própria, com várias peripécias pelo meio, sente-se perdida, precisa aprender a viver sem o Will. Mas o surgimento de uma personagem inesperada, vai provocar uma reviravolta nesta história e na sua vida, assim como outros personagens que nos vão cativar, e que podem também ajudar a protagonista a seguir em frente.
Esta autora conquista-nos facilmente através da sua escrita envolvente, aborda um tema delicado, sensível, mas sempre com um toque de humor à mistura, faz-nos sentir num momento tristeza, para logo a seguir arrancar-nos sorrisos, e isso é bom, pois o superar a morte de alguém que nos foi tão querido é algo devastador, conseguir fazer o luto, seguir em frente, tudo isso provoca um misto de emoções a qualquer leitor. Viver Sem Ti passou nas minhas expectativas, pois teve algumas surpresas pelo meio, como tal foi mais um livro desta autora que me conquistou. 

“Só tens uma vida. Tens a obrigação de a viver da forma mais plena possível”


0 comentários: