10/03/2017

A Derradeira Ilusão, de Diane Chamberlain



Opinião:
Gosto das histórias que esta autora constrói em torno de temáticas polémicas, e para não fugir à regra neste livro A Derradeira Ilusão, mais uma vez aborda temas fortes, como a adopção, uma doença degenerativa e eutanásia.
Este livro leva-nos entre o presente e o passado da protagonista, que nos vai revelando segredos que guardou dentro de si por longos anos. Molly na actualidade, tenta com o marido a adopção de uma criança, mas é precisamente esse processo de adopção que vai desencadear um misto de incertezas e inseguranças, lembranças que ela tentou manter afastadas durante vinte anos, ela tinha enterrado o seu passado, escondendo-o até do próprio marido, mas este volta apara a assombrar, e se forem revelados certos segredos podem comprometer tudo.
Somos por isso transportados ao passado de Molly, uma adolescente, com 14 anos, tão cheia de vida, rodeada de pessoas ricas em sentimentos que a fizeram muito feliz, em especial o pai, o vinculo estreito entre os dois ajudou-a a crescer e a aprender, é fácil sentirmos empatia por um leque de personagens que nos cativam desde o inicio,  pois temos personagens bastantes ricos, são eles que vão fazer com que esse verão fique gravado na memória de Molly, mas também será esse o ano que muda a sua vida para sempre, é por isso que a parte do passado da protagonista foi o que me agradou mais.
A autora conseguiu manter-me muito curiosa ao longo do livro, fui-me interrogando do porque de Molly esconder o seu passado e sobre o que seria verdade ou mentira, e dos segredos ocultos que não queria revelar, a história vai-se desenrolando até se perceber o porque do medo de Molly sobre adopção na actualidade, pois ela fugiu de tudo o que a ligava ao passado, mas este persegue-a no presente, será que ela estava assim tão certa ao fugir de tudo e de todos?
Sem dúvida que sou fã desta autora, gosto da sua escrita fluída sem floreados, e neste livro brinda-nos mais uma vez com uma leitura que facilmente nos envolve, com os personagens, com o enredo sobre família, o amor e a perda, mas também sobre as consequências que mentiras e segredos podem desencadear, tudo isso desperta a curiosidade do leitor, que anseia que todas as revelações venham finalmente ao de cima. Recomendo.


0 comentários: